top of page

24 Horas Coram Deo - Sermão de 31/05/2026

Atualizado: há 6 dias




"Pois nele vivemos, nos movemos e existimos." Atos 17.28


INTRODUÇÃO


Deus costuma usar amigos para nos ensinar verdades preciosas.

Principalmente amigos chatos. Esses realmente nos ensinam muito.


Alguns dias atrás, um desses amigos perguntou como eu estava.

Minha vida esse ano está um caos. Desafios pessoais, profissionais, ministeriais e até de saúde.


Por isso, tenho respondido sempre da mesma forma:


"Estou sobrevivendo".


Ele então me perguntou assim:

e quando você vai começar a viver?


Esse é o tipo de pergunta que precisa ser respondida com reflexão.

A resposta possui muitas camadas.


Eu pensei nisso vários dias. Xinguei ele mentalmente algumas vezes, confesso.

Mas a pergunta martelava em minha cabeça: "quando vou começar a viver?".


...


Bem, eu falei que Deus usa amigos para nos ensinar.

Então, essa pergunta acabou ocupando meu tempo de reflexão e oração.

E foi o outro Amigo, Jesus, que me levou a ser capaz de respondê-la.


Então, esse sermão foi baseado de certa forma na busca por uma resposta:

"Quando será que eu vou viver"?

Será que Jesus e eu entendemos a vida da mesma forma?

Será que existe algum sentido no caos que estou vivendo?

Será que essa canseira enorme não está gritando verdades ao meu coração?


Jesus me respondeu essas perguntas através das Escrituras.

Esse é o tema da pregação dessa manhã.


E eu aprendi com Jesus que há vida no meio do caos.

Com Ele, até o caos pode virar uma experiência extraordinária.




MESTRE, O QUE É A VIDA?



Não seria possível eu responder a pergunta inicial do sermão sem primeiramente definir o que é a vida.


Viver seria respirar?

Tomar um bom café?

A ter família, carreira, amigos?


Essa definição é correta, mas no íntimo entendo que não se trata disso.


Então, me imaginei tomando um café com o Amigo Jesus e perguntando: "Mestre, o que é a vida?".


A resposta foi o texto de João 14.6


Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Jo 14.6

Há duas palavras gregas que

podem ser traduzidas como vida:

Bios e Zoe.


Bios é vida biológica (aqui cabe respirar, tomar um chá verde gelado com amigos, trabalhar). É a vida comum humana, com processos biológicos e interações sociais.


Já Zoe seria a vida verdadeira, ou a vida no seu sentido mais pleno.


Adivinha qual dessas palavras gregas o Amigo usou? Sim, Zoe!

Ele aponta para si mesmo e se identifica como essa vida verdadeira.


Então, quando Jesus define a vida, ao invés de nos dar um checklist do que significaria viver, Ele nos dá uma Pessoa.


Ele próprio.


E não é uma vida qualquer:

O que Cristo nos prometeu é uma vida abundante.

Veja o que Amigo nos diz em Jo 10.11:


O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Jo 10.11

Entao, tomo mais um gole de café, olho para Jesus e penso:

Vida abundante? Como assim?


Quando penso na maluquice da vida metropolitana, nas angústias que preenchem meu coração, nos pratinhos que equilibro sobre a mesa e na quantidade de boletos que pago, eu poderia facilmente afirmar que se há abundância na minha vida, é abundância de problemas.


Você não se sente assim também?

Pressionado por todos os lados?


Mas o Amigo falou de abundância na vida.

Ora, eu sei que já tenho Cristo no coração. Eu o recebi como Senhor e Salvador.

Mas, em inúmeros momentos, eu não me sinto vivo.

Então, onde estou errando?

Porque muitas vezes não sinto essa vida abundante prometida?


...


Sabe, a resposta está no mesmo versículo.

Apenas não percebemos.


Jesus fez três afirmações.

Mas nos apropriamos apenas de uma ou outra, quando convém.


As três, contudo, são correlatas.

Ele não é apenas Vida. Ele também é Verdade. E é Caminho.


Então, a vida abundante não se resume a receber Jesus no coração.

Isso é importante. Faça isso hoje ainda.


Mas precisamos acolher também a Verdade e andar no Caminho.

Que pasmem, representam Ele próprio.


...


E aqui começam os pontos de tensão que parecem explicar porque a nossa vida moderna parece estar um estranho limbo, cheio de pessoas abatidas, sobrecarregadas, angustiadas e tão vazias por dentro.


Até entre nós cristãos vemos isso.

Vivemos tempos de um cristianismo bem "sem graça".

Crentes ocupados, agitados, sem tempo pra nada.

Nem para Deus.


Parece que há muita Bios e pouco Zoe.


O Amigo Jesus sabe que nossa realidade pode ficar assim, um caos.

Por isso, João 14.6 é um texto que ao mesmo tempo diagnostica o problema e também propõe um caminho de solução.


Então, existe uma forma de sair do caos?

Nem sempre. Mas existe uma forma de atravessá-lo.

Cristo não promete retirar imediatamente todo o caos da nossa vida.

Mas promete nos dar vida suficiente para atravessá-lo.


Jesus é a vida que nos permite não apenas sobreviver, mas VIVER.


Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Jo 5.24

Passar da morte para a vida significa receber a Zoe que só Cristo pode dar.

E experimentar o extraordinário no caos da vida comum.


...


Jesus é a Verdade que ressignifica o caos.


Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17 (ARA)

Ele nos santifica através da Sua Palavra: ela nos ensina a abraçar e a renunciar. A dizer sim e não. A prosseguir e parar. E de que modo podemos viver perante a face de Deus.


...


JESUS é o caminho. A trilha que seguimos para suportar o caos.


Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23 (ARA)

Assim como ler livros de culinária não me fará um chef de cozinha, apenas entender as doutrinas cristãs não me fará um cristão. Eu preciso conhecer o Caminho (Cristo) e aprender a andar com Ele.


Como dois amigos que caminham juntos!


...


Então, a vida verdadeira é o conhecimento pessoal do amigo Jesus.

Respondendo a pergunta do meu amigo, aquela que comentei no começo do sermão, eu entendo que sobreviver é viver em alguma medida.


Mas há um processo para que esse caos se torne a vida abundante de Jesus.


Então, se você quiser trocar o caos da sua vida atual pela vida abundante de Jesus, se renda ao Amigo nessa manhã!


Quando nos rendemos, a Zoe (a vida abundante) começa a florescer dentro de nós.


Então, há pessoas que não se rendem.

Preferem o caos à vida. Para essas, há uma bronca do Amigo.


Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida. João 5:40 (ARA)

Mas há aqueles que se rendem. Esses perceberão que o Amigo

vai colocando a casa em ordem à medida em que se rendem cada vez mais.


No último dia, o mais importante da festa, Jesus se levantou e disse em alta voz: “Quem tem sede, venha a mim e beba! Pois as Escrituras declaram: ‘Rios de água viva brotarão do interior de quem crer em mim’”. Jo 7.37,38

Então, viver não se trata de desprezar prazeres simples da vida.

Ou de abandonar todo o caos (lembrem-se, somos metropolitanos).

Viver não é abraçar a pobreza e nem perseguir a riqueza.


Viver é render-se à Jesus Cristo.

E rendidos a Ele, a Bios não precisa ser abandonada.

Vai ter tempo para suficiente para comer e beber. Trabalhar e descansar.

Passar nervoso e se alegrar. Mas será ao lado dEle.


E com Ele, até no caos encontramos descanso.


Então, talvez não seja nossa vida que está agitada demais.

É que talvez a gente tenha abraçado um mundo para o qual Cristo não nos chamou.


Esse é o seu caso? Ouça o convite do Amigo Jesus!


Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Mt 11.28-30

Então há descanso para almas cansadas.

Há vida em meio ao caos.

E há uma jornada para colocar o caos em ordem.

Descobrirmos o que Jesus entende como abundância.



MESTRE, O QUE É ABUNDÂNCIA?



Bem, é exatamente disso que eu preciso nesse momento (e vocês também).

Que Jesus me dê Zoe suficiente para atravessar o caos.


Mas por onde podemos começar?

Bem, vamos continuar tomando nosso café com Jesus.

Olhe para Cristo. Observe sua vida, sua santidade e seu ministério.


E eu sinceramente creio que Jesus viveu a vida humana mais abundante que esse mundo já viu. Poderosa o suficiente não apenas para inspirar comportamentos, mas para salvar pecadores cheios de pecados como eu da condenação eterna.


Só que aqui, fatalmente vamos precisar quebrar paradigmas:

A abundância de Jesus parece não corresponder

com nossas expectativas modernas.


Jesus nunca foi rico.

Nunca se casou.

Nunca escreveu um único livro.

Nunca teve uma residência fixa.

Não foi amplamente aceito pelas pessoas.

E ainda assim, foi o homem mais extraordinário que já viveu.


Finalmente, os guardas do templo voltaram aos chefes dos sacerdotes e aos fariseus, os quais lhes perguntaram: ― Por que vocês não o trouxeram? ― Ninguém jamais falou da maneira que esse homem fala — declararam os guardas. Jo 7.45,46

De que modo Cristo era abundante?

Paulo, o apóstolo, parece ter descoberto.


Nele estão escondidos todos os tesouros de sabedoria e conhecimento. Colossenses 2:3 (NVT)

Jesus tinha abundância de Verdade. Ele próprio é a Verdade.


E essa verdade moveu Sua vida.

Jesus abraçou a verdade das Escrituras e viveu perante a face de seu Pai.


A abundância de Jesus consistia na profunda conexão que Ele possuía com Deus Pai.


Veja só:


Jesus viveu em perfeita consciência de sua relação com o Pai.

Uma consciência que formou profundamente sua identidade.


Jesus disse: “Que grande privilégio você teve, Simão, filho de João! Foi meu Pai no céu quem lhe revelou isso. Nenhum ser humano saberia por si só. Mt 16.17

Jesus reconheceu a providência do Pai

Ao reconhecer o cuidado de Deus, Ele lançou-se em uma vida humilde e de profunda devoção.


Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Mateus 6:26

Jesus submeteu-se a soberania do Pai

Isso permitiu que Ele encarasse cada momento de sua vida com uma confiança inabalável.


Quanto custam dois pardais? Uma moeda de cobre? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o conhecimento de seu Pai. Mt 10.29

Por fim, Jesus abraçou a missão do Pai, fazendo do seu mandato a força que movia sua vida e ministério.


“Porque eu desci do céu não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” Jo 6.38

Abundância para Cristo era viver para Deus.

A Zoe dele era viver 24 horas fazendo sua vontade!


“Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer.” Jo 17.4

Abundância para Cristo era conexão com o Pai.

Então, o caminho para nosso caos ser transformado por essa abundância prometida passa por crermos nas mesmas verdades que moveram Jesus em sua vida humana.


  • Reconhecer a Deus como Seu Pai.

  • Confiar integralmente em Sua Providência.

  • Descansar em Sua Soberania.

  • Envolver-se em Sua Missão.


Isso representa uma jornada inteira de vida.

E vamos falhar inúmeras vezes nesse aprendizado.

Então, longe de ser apenas um checklist espiritual, esses princípios foram o combustível que fizeram Jesus ser exatamente o tipo de Salvador que precisávamos.


Um Salvador que acertou onde miseravelmente falhamos.

Que foi ABUNDANTE onde somos escassos!

Foi a abundância do Amigo a ponte que nos conduz ao Pai.


...


Os apóstolos reforçaram cada uma dessas verdades nas doutrinas ensinadas no Novo Testamento. Eles a aprenderam com Cristo e as confiaram para nós.


Veja:


Vida abundante é se reconhecer como filho de Deus.

Porque a filiação define a sua identidade e a identidade, seus valores!


Portanto, como filhos amados de Deus, imitem-no em tudo que fizerem. Efésios 5:1 (NVT)

Vida abundante é aprender a descansar no cuidado divino.

É deixar os fardos desnecessários aos pés do Amigo e sentir a Sua paz em cada momento.


“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” 1 Pe 5.7

Vida abundante é descansar na certeza de que Deus continua governando nossa história, mesmo quando não entendemos o que Ele está fazendo.


Como sabem o que será de sua vida amanhã? A vida é como a névoa ao amanhecer: aparece por um pouco e logo se dissipa. O que devem dizer é: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isso ou aquilo”. Tg 4.14,15

Vida abundante é viver toda a vida para glória de Deus.

Seja nas missões que Ele nos confia ou nos prazeres mais simples da vida que Ele nos proporciona.


E tudo que fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus, o Pai, por meio dele. Colossenses 3.17

...


Você se lembra que falei que as vezes, estamos focados

em mundos e papéis que Cristo não preparou para nós?


Como discerni-los? Abraçando essas verdades.

E abraçar a verdade não significa isolar-se do mundo.

Mas caminhar no mundo por esses princípios que Ele revelou:


Então, quando o caos chegar, faça a afirmação de fé abaixo. Não como um checklist, mas como resultado da sua união com o Amigo Jesus. Porque nEle:

Sou filho! Sou cuidado! Sou guiado! Sou chamado!

É assim que Jesus injeta sua vida abundante em nosso caos.

É assim que o Amigo enche nosso comum com o Seu extraordinário.


...


Mas não fique demasiadamente "alegrinho" antes do tempo.

Isso não é algo que acontece repentinamente.

Essa abundância vai se tornando real em nossa vida em pequenos passos.


Por isso, Jesus não é só Vida e Verdade.

É Caminho também!


Você já esta nesse caminho?



MESTRE, PARA ONDE IREMOS?



Lembra que falei anteriormente que não é a leitura de um livro de culinária que te tornará automaticamente um chefe de cozinha?


Conhecimento é importante, mas não basta! Precisamos viver!

Aprender a receber a abundancia de Jesus na vida comum é uma jornada que dura uma vida toda.


..


Talvez aqui seja nosso grande desafio.

A maior parte de nós já aprendeu o bastante sobre o amigo Jesus.


Mas será que temos sido felizes em praticar o que aprendemos?


Paulo afirmou que o "saber demais ensoberbece".

Eu chego a ficar corado de vergonha vendo alguns debates fúteis de cristãos na internet.


O saber ensoberbece, mas o amor edifica. 1 Co 8.1b

Meu maior temor é que o conhecimento que tenho de Cristo se torne um ídolo no qual me vanglorio, ao invés de ser o combustível que me impulsiona a me tornar como Ele.


Então, a forma como experimentamos a vida abundante em nosso caos, o que torna o sobreviver em viver, é a obediência viva aos mandamentos de Jesus.


É aprender a viver 24 horas para Ele.

Tudo o que estou dizendo desde o começo do sermão é que o caminho para vivermos as 24 horas do dia diante de Deus passa pela pessoa de Jesus.


Precisamos dEle para viver!

Precisamos dEle para aprender!

E precisamos dEle para obedecer!


Somente com o Amigo Jesus seremos capacitados

a viver o fundamento bíblico do Coram Deo.


Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 1 Co 10.31

A vida de Jesus exemplifica o Coram Deo. Esse é o Caminho. Ele morreu para isso!

Jesus enfrentou toda a complexidade da vida humana sem pecar. Como Ele fez isso? Em profunda conexão com o Pai. É na imitação de Cristo que desfrutamos dessa vida abundante!


E como podemos imitar o Amigo?


Podemos imitá-lo orando. Uma atitude simples, com consequências eternas.

A oração nos conecta com o Pai e nos dá acesso aos recursos inesgotáveis da Sua graça!


Nunca deixem de orar. 1Tessalonicenses 5:17 (NVT)

Ore ao acordar, confiando seu dia a Deus.

Ore durante o dia, para evitar desvios de rota e recalibrar suas intenções.

Ore ao término do dia, agradecendo pela proteção que recebeu.


A oração é a consciência da filiação materializada em obras.

Só vive em oração quem sabe que é filho de Deus.

É a resposta mais pura que podemos dar à graça que recebemos.


...


Imitamos Jesus optando por um caminho de humildade.

Deixamos de lado a soberba, a necessidade de sermos aplaudidos ou reconhecidos.

Trocamos o orgulho pela confissão.


“Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. 1 Pe 5.5b

Confesse seus pecados para Deus para receber perdão.

Confesse suas fraquezas para receber forças.

Confesse suas angústias para Deus para receber esperança.

Cada fracasso seu encontrará um triunfo na graça de Cristo!


Jesus tem um carinho especial por vasos que permitem ser quebrados.

Esses são reconstruídos por Ele com amor!

Esses vivem, de fato, a abundância prometida no evangelho.


...


Imitamos Jesus nos submetendo a Deus. Mesmo quando isso parece não fazer nenhum sentido. Trocamos a necessidade de garantias humanas pela segurança que nasce da confiança em um Deus que não falha!

“Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.” Tiago 4:7

Confie que a sua salvação é garantida pela graça de um Deus soberano!

Confie que a sua perseverança é garantida por um Deus que não pode falhar!

Confie que a sua história é cuidadosamente conduzida pelo Deus Eterno.

Confie que cada ciclo que vier contribuirá para o seu bem, por mais difícil que seja.

Tenha paz nas coisas simples. Abundância não é dinheiro, é paz com Deus!

Confie, confie, confie!


A confiança é a prova da fé amadurecida.

Quanto mais crermos, mais confiantes nos tornaremos e mais seguros viveremos a jornada perante a face de Deus.


...


Imitamos Jesus abraçando o chamado e não negociando a nossa obediência!

Mesmo que isso nos custe tudo, afinal, nada se compara a singularidade da vida abundante que Ele nos prometeu!


Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Fp 3.13,14

Você foi chamado para viver para glória de Deus! Viva!

Você foi chamado para crescer na santificação! Cresça!

Você foi chamado para servir com dedicação! Sirva!

Você foi chamado para amar como Ele amou! Ame!


Deus cura vidas vazias enchendo-as de propósito!

Deus cura histórias tristes nos levantando para alegrar corações.

Deus cura nossas feridas quando abraçamos a missão de curar os outros.


...


Então, veja: viver as 24 horas do dia diante do Senhor não é uma utopia que nos desconecta da realidade. Mas é perceber que os menores detalhes da vida podem ser vividos pra glória de Deus.


Então, um passo de cada vez, segurando na mão do Amigo pelo Caminho, vamos trazendo essa abundância para nosso caos.


Mas reforço: um passo de cada vez!

A Zoe vai florescendo em nosso coração à medida que caminhamos com Cristo.

Para minuto a minuto, irmos aprendemos a viver toda a vida para a glória de Deus.


Quero terminar o sermão lembrando a história de Pedro.

Esse aprendeu o valor de experimentar a abundância no caos da vida comum.



Conclusão



Olha, se existe alguém que experimentou o poder da abundância de Jesus foi ele.

Ele foi chamado pelo Amigo. E passou três anos sendo ensinado por Ele.


E ele deu trabalho para Jesus nesses três anos.

Parecido com a gente não é mesmo?

Mas Jesus foi paciente com ele!

Pedro 'sobrevivia' como pescador. Mas Cristo queria lhe dar uma vida diferente!

E ele finalmente entendeu isso.


Inclusive, num dado momento do ministério de Cristo, muitos se escandalizaram com um duro discurso do Amigo Jesus em João 6.


Quando viu que vários discípulos o abandonaram, Cristo se voltou aos seus amigos e perguntou: vocês não vão embora também?


A resposta de Pedro foi enfática:


Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; Jo 6.68

Que resposta poderosa: "Cristo, não há ninguém além de Ti".


Essa fé não nasceu "do nada". Deus a revelou ao coração de Pedro e a forjou a partir do dia que ele entendeu que Jesus era melhor que a sua rede de pesca e o seguiu.


A história de Pedro foi repleta de experiências, milagres, fracassos e frustrações. Só que depois de tudo isso, Pedro ainda permanecia convicto de que somente no Amigo Jesus haviam palavras de vida eterna.


Ele foi repreendido por Cristo, encorajado, restaurado e permaneceu.

Nenhum alto e baixo o moveu da sua convicção.


Ele viu o Amigo ser pregado na cruz.

Testemunhou sua ressurreição e o seu retorno ao céu!

E pela graça ele permaneceu.


Eu acredito que ao contemplar a cruz, e o sangue de Cristo derramado, Pedro entendeu que a abundância poderia levá-lo por caminhos inesperados, conduzindo-o inclusive à morte.


Essa vida abundante não era sobre riquezas, conquistas ou sorrisos bobos, mas em viver para Deus, mesmo que isso custasse tudo.


E daí, vemos Ele pregando no Pentecostes, cheio do Espírito Santo.

Com rios de águas vivas fluindo de dentro dele.

A Zoe de Jesus tornou-se a Zoe de Pedro.

A abundância de Jesus tornou-se a abundância de Pedro.


Ele compreendeu finalmente que a vida não seria mais sobre ele.

Mas sobre o Amigo! Sobre viver 24 horas honrando esse Amigo que não desistiu dele!

Pedro entendeu que a vida cristã abundante não simplesmente seguir um manual de boas maneiras, mas a única resposta possível ao Amigo pregado na cruz!


Já não se tratava de obrigação, mas de graça!

Uma graça que lhe pediu a rede, mas lhe deu um legado.


Pedro deu muito trabalho para Jesus. Como eu e você!

Mas já não o conhecemos por seus fracassos, mas por seu legado:

Sua vida em Cristo continua inspirando milhões de cristãos ao redor do mundo.


Esse é o poder da cruz!

Um poder que ressignifica histórias complicadas,

Um poder que reconcilia pecadores com Deus,

Um poder que torna o sobreviver em viver.


...


Então, se você como eu acredita que a vida é mais do que sobreviver, olhe com fé para o Amigo Jesus nessa manhã.


Ele não nos deu um manual de boas maneiras. Ele morreu na cruz por nossos pecados e ressuscitou para nos declarar justos diante do Pai.


Aleluia!

Por isso eu te convido a confiar no Amigo nessa manhã.


Não há vida bagunçada que Ele não arrume.

Não há pecador que ele não possa perdoar.

Não há sobreviventes que Ele não possa fazer viver.

...


E você? Quando vai começar a viver?



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR



Comentários


bottom of page