top of page

A hipocrisia dos fariseus - Sermão de 13/07/2025

Atualizado: 14 de jul.


ree

"Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens." — Isaías 29.13 nvi

Introdução


As vezes é difícil pra gente saber o que é capricho de quem manda e o que é uma ordem séria que faz sentido e de fato é boa, a gente passa por isso em todas as áreas da vida; Por exemplo eu sei que tem regras na sua casa, eu sei que algumas dessas regras vocês às vezes ficam pensando assim, por que que tem que ser assim por que que tem que dormir essa hora; por que que com a comida tem que ser desse jeito; por que é que com o bichinho de estimação é dessa maneira. (quando você era criança tinha essas duvidas)


O meu filho Isaque quando chega a hora de dormir ele sempre faz aquela CARA , dizendo Ah papai agora não !


Em geral queridos saibam que essas regras que pai e mãe usam para cuidar de vocês, tentando proteger vocês mesmo, é um pouco diferente do que nas outras casas, - mas vale dizer que nem sempre na vida é assim, tem algumas regras que as pessoas colocam pra gente e são meio da cabeça dele; Só vocês adultos sabem disso! No emprego é assim, tenho certeza que no seu emprego há regras que são muito mais um capricho da direção, mania da chefia do que de fato algo que faz sentido.


Talvez seja algo ligado ao horário, código de vestimenta ou quantos dias a comida fica na geladeira e se pode ficar ou não: Quem chega novo na empresa se pergunta? por que que faz assim, por que vocês fazem dessa maneira e todo mundo olha e fala não sei; - O chefe manda a gente faz quem tem juízo obedece, Vocês sabem que muitas vezes na igreja é assim também, vocês que já andaram por várias igrejas, já notaram que pessoas diferentes colocam expectativas de comportamento diferentes sobre as pessoas.


Algumas delas vêm claramente da palavra de Deus e outras a gente olha e fica assim será que precisa ser assim mesmo, será que isso é bíblico?: O pastor Renato vargens de Niterói ele fez uma postagem lidando com algumas dessas regrinhas, ele recebeu uma pergunta, "se pode praticar Caratê, e se isso da abertura à filosofia oriental e se pode ter tatuagem?


Ele como bom tricolor carioca respondeu: Que não sendo palavrão ou escudo do Flamengo tá tudo bem!


Vocês sabem que são muitos os pesos que os anciãos colocam sobre as pessoas, proibições sobre maquiagem sobre que tipo de música pode ouvir, sobre todo tipo de coisinha como se a palavra de Deus fosse isso o manualzinho de regrinhas por dia a dia.
Mas no fundo são apenas ideia humana mesmo, e acabou sendo fardos pesados sobre o povo do senhor que regras a gente deve ou não;

Devo frequentar a igreja todo domingo ou é capricho dos líderes, qual é a ordem bíblica Só posso ouvi música cristã ou é capricho dos pastor , como viver como andar nessa terra quais leis são opcionais e mais será que essas coisas de fato são capazes de lidar com o nosso coração com a sujeira que tem aqui dentro,

"O que que vai nos contaminar de fato ?"


hoje a gente vai ouvir Jesus lidando com uma turma que adora colocar regrinhas por cima do povo do Senhor e Jesus vai desmascarar essa turma, Ao mesmo tempo em que ele vai nos apontar pra qual é o problema real da humanidade e qual a solução.


Hoje nós veremos que o que polui o ser humano é o coração, e nenhum bom comportamento pode resolver isso, o que a gente precisa de alguém que trate o nosso coração. O NOME DELE É JESUS, JESUS TRATA DE 3 PONTOS PARA PODERMOS REFLETIR.


A Tradição que Confronta a Verdade (v.1-9)


Então, alguns fariseus e mestres da lei, que haviam chegado de Jerusalém, foram a Jesus e perguntaram: ― Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos anciãos? Pois eles não lavam as mãos antes de comer! Jesus respondeu: ― E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês? Mateus 15.1-3

O evangelho de Mateus ele faz uma leitura deste texto, em que pessoas obedece ao Senhor a partir dessa ótica, e outros que o rejeitam por não compreender o poder do evangelho. Os personagens expostos pela narrativa são os fariseus, escribas e o multidão, os fariseus que desde o início revela ser contra à mensagem do Reino propagada por Jesus, e portanto, estavam aquém da salvação, demonstrando essa condição por meio das aguerridas tentativas de opor-se ao Senhor.

O contexto da oposição é uma tentativa de fragilizar o ministério de Cristo acusando-o de serviço contrário à tradição dos anciãos. Provavelmente em Genesaré, perto de Cafarnaum os fariseus vinham de Jerusalém (160km) — não para aprender, mas para acusar Jesus. a denuncia dos fariseus (v.2) a Jesus era que os discípulos não lavavam as mãos, não é uma questão de higiene, mas de pureza cerimonial, baseada em tradições orais (posteriormente reunidas na Mishná).


Pois Deus disse: “Honre o seu pai e a sua mãe” e “Quem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe terá que ser executado”. Mas vocês afirmam que, se alguém disser ao seu pai ou à sua mãe: “Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim já dediquei a Deus como oferta”, certamente não precisa honrar o seu pai. Assim, vocês anulam a palavra de Deus por causa da tradição de vocês. ― Mateus 15.4-6

A resposta de Jesus é teológica e direta:

“Vocês anulam a Palavra de Deus em nome da tradição.” Jesus cita a prática do “Corbã”, onde alguém se esquivava de honrar os pais ao declarar bens “dedicados a Deus”.

Jesus diz que eles estavam violando a lei de Deus referente a honrar os pais e não falar mal deles. Os versículos 5-6 revelam que os fariseus haviam estabelecido uma regra que os isentava da obrigação de honrar os pais, cuidando financeiramente deles. Eles criaram uma regra que dizia que você poderia dedicar seu dinheiro à contribuição para o templo, o que os isentava da necessidade de cuidar financeiramente dos seus pais.

A Palavra de Deus jamais pode ser subordinada à cultura, costumes ou tradições humanas.

Grudem diz: "Somente a Escritura possui autoridade final. Tradições devem ser avaliadas por ela."
Tim Keller diz : "A fé cristã e a cultura como necessariamente opostas, mas sim como espaços que podem se complementar e se confrontar. Ele defendia que a igreja deveria ser um lugar de reflexão crítica e de diálogo com a cultura, buscando aplicar os princípios cristãos a todas as áreas da vida, incluindo o entretenimento."

Há tradições “evangélicas” que anulam o mandamento do amor, do perdão, da honra aos pais, da integridade. Nenhuma tradição é mais sagrada que a Palavra de Deus.


O problema principal vocês estão sendo hipócritas, agindo exatamente como seus ancestrais nos dias de Isaías. Jesus diz que vocês me honram com suas palavras, mas seu coração não está perto de Deus. Essa é a essência de um hipócrita. Vocês dizem tudo o que os faz parecer justos, mas o coração está longe de Deus. Observe o resultado no versículo 9. Jesus diz: "Eles me adoram em vão". Adorar com o coração errado é inútil. Adorar sem ter o coração perto de Deus não tem valor. É perda de tempo. Não acrescenta nada a Deus.


A Verdadeira Contaminação (v.10-14)


Jesus chamou para junto de si a multidão e disse: ― Ouçam e entendam: não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da sua boca; isto, sim, o torna impuro. Então, os discípulos se aproximaram dele e perguntaram: ― O Senhor sabe que os fariseus encontraram motivo de tropeço quando ouviram isso? Mateus 15.10-12

Então Jesus vai chegar no centro do problema agora, veja o versículo 10; Jesus reúne toda a multidão para um ensinamento importante. Não é o que entra pela boca que contamina, mas o que sai da boca. Olhe o que acontece no versículo 12. Os discípulos aproximam-se de Jesus e perguntam se ele sabe que ofendeu os fariseus ao dizer essas coisas. Observe que Jesus não se desculpa por isso, Jesus não estava sendo ofensivo. Jesus estava dizendo a verdade sobre o assunto e os fariseus não gostaram.


Ele respondeu: ― Toda planta que o meu Pai celestial não plantou será arrancada pelas raízes. Mateus 15.13

As pessoas vão se ofender com a verdade, mas aqui está a resposta de Jesus no versículo 13: "Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada." Pense nesta cena. Como o Pai celestial está arrancando o que não plantou? Ele está arrancando por meio de Sua Palavra. O ensinamento de Jesus é separar as pessoas exatamente como Ele disse que aconteceria. Elas não são plantadas por Deus porque se ofendem com as Escrituras, é cegos levando cegos para um poço. Em vez de serem guias espirituais para os espiritualmente cegos e ajudá-los a ver Deus, eles próprios são espiritualmente cegos e ambos cairão. Portanto, não os ouçam e não os sigam. Fiquem longe deles.


Deixem‑nos; eles são guias cegos. Se um cego guiar outro cego, cairão ambos em um buraco. Mateus 15.14

Vocês não querem estar em um lugar que não esteja ensinando a mensagem de Deus palavra por palavra. Você não quer seguir um professor que ensina suas opiniões, regras e ideias, e não os ensinamentos de Deus. A razão é que eles vão te levar à destruição espiritual, Jesus chama os fariseus de cegos guiando cegos — uma figura de condenação eterna (v.14).

“As palavras e ações são os frutos da árvore do coração.”

Deus enviou o seu melhor o seu FILHO para os piores pecadores, mas eles escolheram ter um coração irreversível, mesmo testemunhando muitos sinais e palavras de sabedoria; Portanto, os alimentos não contaminam uma pessoa espiritualmente, mas as palavras sim, pois procedem de um coração contaminado. Você deve ouvir e estar atendo às verdades da Palavra de Deus, esse será o critério para você ser uma boa planta e ter visão. Obter um novo coração não é algo que você pode fazer por conta própria, das trevas, ore para que Deus te leve para a Sua maravilhosa luz, Jesus.


O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa, e a sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê‑lo? “Eu sou o SENHOR que sonda o coração e examina a mente, para recompensar cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.” — Jeremias 17.9 

Cuidado com o que você diz, sua boca revela o que você ama, odeia ou esconde.


"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto." — Salmos 51.10

O Verdadeiro Problema é o Coração (v.15-20)


Então, Pedro pediu‑lhe: Explica‑nos esta parábola. Vocês ainda não a entenderam? perguntou Jesus. Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido? Mateus 15.15-17

Agora, o discípulo Pedro pede uma explicação mais aprofundada do que Jesus está dizendo no versículo 15, provavelmente Pedro tinha a mesma visão que os Fariseus e ele estava ainda no processo de Santificação. e muitos de nos ainda tem duvidas em relação a nossa fé, os ensinos de Jesus e precisamos com urgência chegarmos mais perto de Deus, e JESUS reafirma que a impureza não é o que entra pela boca. Essas leis alimentares e cerimoniais ensinavam algo importante sobre a necessidade de ser santo diante do Senhor. Mas a verdadeira impureza espiritual não vem do consumo de alimentos, a verdadeira impureza espiritual vem do que sai da boca. A razão é que o que sai da boca vem do coração, o que vem do coração contamina a pessoa.


Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e é isso o que contamina o homem. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem impuro, mas comer sem lavar as mãos não o torna impuro. — Mateus 15.18-20

Pedro pede explicação, e Jesus ensina pacientemente; a comida entra no corpo e é evacuada, o pecado, porém, vem do coração e contamina a vida inteira.

Quero que reflitamos sobre a importância deste ensinamento, o que sai do coração contamina. Observe que Jesus diz que os pecados vêm do coração. Maus pensamentos, assassinato, adultério, imoralidade sexual, falso testemunho e calúnia, tudo isso vem do coração. Jesus continua trazendo o ensinamento ao coração, vimos isso em muitas ocasiões em nossa serie "o caminho do crucificado".

Jesus disse que os puros de coração são abençoados (Mateus 5:8).
Jesus disse que onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração (Mateus 6:31).
Jesus disse que a boca fala do que há em abundância no coração (Mateus 12:34).
Jesus disse que o problema com as pessoas é que elas têm corações insensíveis (Mateus 13:15).

Agora, Jesus diz que o coração das pessoas está longe de Deus e o que sai do coração contamina a pessoa.


“O coração é o laboratório onde o pecado é processado.” (Comentário de Mateus, p. 482)

Jesus declara espiritualmente puros todos os alimentos (cf. Mc 7.19), mas mostra que o homem precisa de um novo coração. A lista dos pecados (v.19) mostra a profundidade da depravação total do ser humana:

“Maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.”

Calvino: “O coração humano é fábrica de ídolos.”


A nossa fala sempre é “não consigo” — diga “Senhor, transforma meu coração”.

Romanos 5.5: “O amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo.”

Por que este é um ensinamento constante de Jesus? Aqui está a mensagem. É mais fácil parecer justo do que ser reto de coração. É mais fácil parecer puro aos outros do que ser puro diante de Deus. É mais fácil criar um conjunto de regras que queremos cumprir do que cumprir os mandamentos que Deus disse. O problema é que temos um coração que faz o que queremos e agimos como se estivéssemos servindo a Deus. O problema é que nos permitimos manter corações contaminados enquanto mantemos a aparência exterior boa. Só quero deixar um alerta ; Jesus continuará falando sobre esse problema, então nós também continuaremos. Claramente, este é um obstáculo crítico à fé.

Claramente, este é um obstáculo para ter corações que estejam perto de Deus.


Como podemos saber que não fomos plantados por Deus: anulamos a palavra de Deus para manter as impurezas em nossos corações?

Buscamos contornar as leis de Deus em vez de mudar nossas vidas para se adequarem às leis de Deus?

Damos desculpas para nossos pecados e egocentrismo em vez de nos arrependermos e mudarmos para a glória de Deus. Deus quer que nossas vidas correspondam às nossas palavras. Se nossas vidas não correspondem às nossas palavras, então nossa adoração é vã. Se anulamos os mandamentos de Deus para seguir nossas próprias regras de vida, então nossa adoração é inútil.


Não coloque suas regras de vida acima de Deus. Se o fizermos, então não fomos plantados pelo Pai e seremos cortado. Não tenha um coração que evite o que Deus diz.


Tenha um coração que se deixe convencer pelo que Deus diz e comece o processo de mudança hoje mesmo! Dizer as palavras certas não é suficiente. Aparentar a integridade não é suficiente. Fingir retidão não é suficiente. Um coração próximo de Deus é o que Deus deseja. Nossa maior necessidade são corações purificados. Nosso objetivo não são mudanças superficiais, mas mudanças internas profundas.


Uma casa pode estar limpa, com perfume no ar, flores na mesa…Mas se o esgoto estiver entupido, o cheiro vai aparecer. O coração é o esgoto escondido. Se estiver sujo, nada do lado de fora importa.



CONCLUSÃO


Provavelmente exista milhões de pessoas nunca usou maquiagem, foi ao cinema ou ouviu musica mundana, que seguem essas regras a risca, mas e quando aquelas pessoas que vivem seguindo as regras por fora mas fazem algo diferente por dentro por exemplo;


  • Há pessoas que nunca ousariam tocar numa garrafa de uísque, mas andam embriagadas com o próprio orgulho.

  • Gente que jamais acenderia um cigarro, mas arde por dentro de inveja, raiva e desejo impuro.

  • Pessoas que carregam a Bíblia nas mãos, mas têm o coração vazio de Deus.

  • Que não perdem um culto, mas perderam a sensibilidade com o próximo.


Elas seguem todas as regras externas. Lavaram as mãos, mas não lavaram o coração.


  • Cantam com os lábios, mas murmuram em casa. Jejuam no prato, mas se alimentam de ódio.

  • Pregam sobre o céu, mas vivem como se Deus não visse o coração.


Deus ele sabe como identificar o falso, se nos não contarmos a ele todos os dias como falhamos e que precisamos da sua ajuda, então os nossos corações vão se desviar, porque onde a religião falha, e onde as pessoas falham, Deus nunca vai falhar...

Essa é a hipocrisia que Jesus denunciou, o problema não está na mão que toca, mas no coração que ama o pecado, porque o que contamina o homem não é o que entra, mas o que sai, sai da boca, mas nasce no coração."


A boa notícia é que Jesus Cristo pode mudar o seu coração, Paulo escreve a igreja de corinto em 2 Coríntios 5:17 : "se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”


Portanto, se você ainda não é salvo, não demore em se voltar para Cristo e se entregar a Ele. Afaste-se dos seus pecados agora mesmo e peça ao Senhor Jesus que o salve por meio da Sua morte na cruz. Então você começará a andar com Ele e a viver sua vida plenamente para Ele. E depois que Jesus transformar seu coração, seu caráter será gradualmente transformado de dentro para fora. Essa mudança não acontece automaticamente, devemos continuar caminhando diariamente no Espírito e não na carne.


Mas temos a Sua maravilhosa garantia de que Ele realizará a Sua obra e nos transformar de dentro para fora. Efésios 2:10 diz que "somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas".

Hoje vimos que lavar as mãos jamais purificará o coração. Mas quando Cristo purificar o seu coração, suas mãos ficarão limpas.


Jesus nos chama hoje não para um ritual, mas para um relacionamento, Ele quer transformar o coração, não apenas corrigir o comportamento, Ele quer lavar a alma, não só a aparência.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” – Salmo 51.10



DEUS TE ABENÇOE.



ree

Pastor Daniel Andrade

Pastor Adjunto da IPR

Comentários


bottom of page