A MISSÃO DA IGREJA - Sermão de 28/01/2024
- Pastor Sérgio Fernandes
- 12 de jan. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 29 de jan. de 2024

E Jesus lhes disse outra vez: — Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês. João 20.21
Introdução
Estamos em festa! A Igreja Pentecostal Reformada comemora nesse final de semana o seu quarto aniversário. Somos agradecidos ao Eterno pelas experiências vividas e por tudo o que pudemos fazer até o momento pela causa de Jesus Cristo.
Agora, é oportuno revisarmos um pouco daquilo que entendemos pela Escritura ser a missão da Igreja e perguntarmos honestamente:
"A Igreja Pentecostal Reformada está alinhada com esse propósito ou desviou-se para seguir 'outro evangelho'?
Na reflexão de hoje, identificaremos pela Escritura o que entendemos ser a missão do povo de Deus. Oportunamente, estudaremos esse temas novamente ao longo do ano, expandindo o aprendizado, mas por hora, é suficiente apontarmos o que Cristo espera de nós como comunidade.
DEFINIR A EXPRESSÃO "MISSÃO"
Na perspectiva da fé reformada, a missão da igreja é frequentemente entendida como o cumprimento do mandato bíblico de proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e fazer discípulos de todas as nações.
Essa definição é abrangente, abordando tanto a dimensão espiritual (evangelização, discipulado, sacramentos) quanto a dimensão prática (serviço à comunidade). Esses elementos são vistos como interligados e fundamentados nas Escrituras Sagradas.
Ser "o corpo de Cristo" significa dar continuidade ao trabalho que Cristo iniciou.
Tendo Ele como cabeça, somos o Seu Corpo dando prosseguimento ao seu ministério.
Deus submeteu todas as coisas à autoridade de Cristo e o fez cabeça de tudo, para o bem da igreja. E a igreja é seu corpo; ela é preenchida e completada por Cristo, que enche consigo mesmo todas as coisas em toda parte. Efésios 1.22,23
a igreja como povo adorador
O ponto de partida na missão da igreja é o propósito pelo qual existimos: somos chamados à salvação para adorarmos o Deus Triúno ao qual servimos.
A missão de adorar a Deus é a resposta vocacional ao problema da idolatria. A única forma bíblica de não cultivarmos ídolos secretos no coração é adorando ao Senhor acima de todas as coisas.
Mas Jesus respondeu: — Está escrito: “Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele.” Lucas 4.8
A adoração a Deus também é a forma bíblica de vencermos nossa natureza decaída. Quando cultivamos um amor genuíno por Deus, somos constrangidos a amá-lo acima de nossas inclinações pecaminosas.
Quando peco, estou afirmando que meu desejo é mais importante do que minha relação com Deus.
Por isso, adorar a Deus é amá-lo acima de todas as coisas!
Portanto, ame o Senhor , seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força. Deuteronômio 6.5
Adoração, na perspectiva bíblica, não se trata de música, mas de fidelidade amorosa. Eu sou chamado à amar a Deus sobre todas as coisas.
a igreja como povo PROCLAMADOR
A adoração a Deus é o aspecto principal de nossa missão. O desejo do Senhor é de ser adorado por todos os povos.
"Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão diante de ti, Senhor, e glorificarão o teu nome." Salmo 86.9
A Igreja, como povo de Deus, conduz as nações ao arrependimento pregando o evangelho da graça de Jesus Cristo. É dever do cristão individualmente e da comunidade cristã anunciar a boa notícia da salvação.
— Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Marcos 16.15,16
Por mais que essa pareça ser a mais complexa tarefa dada ao povo de Deus, sabemos que seremos vencedores: na visão dada ao apóstolo João, vemos pecadores eleitos de todas as etnias diante do trono do Cordeiro.
"Depois destas coisas, olhei, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação." Apocalipse 7.9,10
Por isso, estamos em uma peleja que já tem um lado vitorioso! Preguemos com afinco, as ovelhas de Cristo ouvirão a voz do bom pastor e virão após Ele!
a igreja como povo DISCIPULADOR
O desejo de Deus é que o Seu Povo seja um luzeiro em meio a uma sociedade mergulhada no pecado. Por isso, a Igreja é um povo discipulador, que forma discípulos de Cristo para viverem para a glória do Seu Nome.
O desejo do Senhor é que cada detalhe de nossa vida seja feito para Ele!
Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 1 Co 10.31
Para que isso aconteça, a Igreja deve atingir maturidade nas Escrituras para conclamar o povo de Deus a observar todos os mandamentos do Senhor.
Em uma igreja bíblica existe encorajamento recorrente para que as Escrituras sejam lidas e obedecidas e aqueles que se recusam a atentar aos mandamentos divinos são advertidos e orientados.
"Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos." Mateus 28.19,20
Uma Igreja que se torna um balcão de atendimento, prometendo tudo sem ensinar as pessoas a obedecerem as Escrituras abandonou a Sua missão e será vomitada na ocasião da vinda de Cristo.
a igreja como povo SERVIL
O âmago do discipulado cristão é tornar cada crente uma cópia de Jesus Cristo.
Sim, temos consciência de que nossos maiores esforços ainda não nos permitirão sermos como Jesus em sua completude, mas podemos imitá-lo no amor e no serviço que Ele prestou a Deus e aos homens.
Mas entre vocês não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vocês, que se coloque a serviço dos outros; e quem quiser ser o primeiro entre vocês, que seja servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Marcos 10.43-45
A Igreja não foi chamada para formar uma comunidade próspera ou poderosa, mas para se tornar um reino de servos dispostos a servir a Deus e ao seu semelhante.
O emblema de um verdadeiro discípulo de Jesus não são os sinais que Ele opera, mas o legado de uma vida de serviço abnegado.
Sirvam uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como encarregados de administrar bem a multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4.10
a igreja como povo MISERICORDIOSO
Por fim, o povo de Deus deve demonstrar misericórdia a todos os que sofrem. Esse, infelizmente, parece ser o emblema perdido.
A Igreja tem se envaidecido com grandes construções, templos vultuosos, agendas cheias, dinheiro no bolso, aplausos e reconhecimento.
Muito dinheiro é investido para custear o sistema evangélico e bancar cantores e pregadores "famosos". Mas quanto é investido para minimizar o sofrimento do mundo?
O cristianismo apostólico carregava o emblema vivo de um ministério de misericórdia.
Somente recomendaram que nos lembrássemos dos pobres, o que também me esforcei por fazer. Gálatas 2.10
À medida que o número de discípulos crescia, surgiam murmúrios de descontentamento. Os judeus de fala grega se queixavam dos de fala hebraica, dizendo que suas viúvas estavam sendo negligenciadas na distribuição diária de alimento. Atos 6.1
Esse ministério reflete o coração do próprio Deus a respeito da sociedade humana.
O problema do mundo não é a desigualdade social, é o pecado. Mas o pecado gera desigualdade social.
Por isso, a comunidade cristã deve minimizar o sofrimento dos vulneráveis oferecendo socorro aos que precisam e, quando possível, criando mecanismos para reduzir a opressão causada pela desiguldade.
O justo se interessa pelo direito dos pobres, mas o ímpio não se importa com isso. Pv 29.7
CONCLUSÃO
É belo refletirmos sobre a nossa missão como Igreja, mas precisamos responder honestamente se estamos compromissados com essa tarefa que nos foi outorgada.
Deus não tem um plano B para substituir a Igreja.
Apesar de nossas imperfeições, somos os instrumentos que Deus usará para levar fé, esperança e amor ao mundo!
Reflita comigo: você faz parte disso?
Você é genuinamente um adorador do Deus Triúno?
Você está comprometido com a evangelização mundial?
Você está discipulando e sendo discipulado?
Você carrega em sua vida os emblemas de um servo fiel?
Você está ocupado em minimizar o sofrimento do mundo?
Jesus entregou Sua vida na cruz para salvar Seu povo! Ele foi erguido no madeiro e ferido para nos resgatar da maldição do pecado. O Santo Deus derramou sobre Ele toda a Sua ira santa que estava destinada a cada um de nós.
Ele morreu para sermos uma igreja santa, zelosa e de boas obra e não uma amante deformada e interesseira.
Será que nossas vidas correspondem aos ideais bíblicos da Igreja do Senhor?
Temos testemunhado nos últimos anos a queda de muitos que aos nossos olhos eram gigantes na fé. Igrejas fechando, ministros envolvidos em escândalos... Deus distinguindo os que servem a Ele dos que não servem.
O machado já está posto à raiz das árvores.
E o machado já está posto à raiz das árvores. Portanto, toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Mateus 3.10
A minha oração é para que Deus nos limpe para darmos mais frutos!
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta. Todo ramo que dá fruto, ele poda, para que produza ainda mais. Quem não permanece em mim é jogado fora, como um ramo imprestável, e seca. Esses ramos são ajuntados num monte para serem queimados. João 15.2,6
O que você deseja nessa manhã? Ser limpo ou ser cortado? O viticultor está conosco!
O desejo do meu coração é que Deus me encontre como uma árvore frutífera. Que a Igreja Pentecostal Reformada seja reconhecida no Reino como uma comunidade que tem as últimas obras melhores que as primeiras.
Que a graça de Cristo em nós não fique infrutífera, mas que trabalhemos com afinco na obra do Senhor Ressuscitado até que Ele venha!

Pastor Sérgio Fernandes
Pastor Titular da IPR
Commentaires