top of page

Cultivando a Gratidão




Hoje gostaria de falar um pouco com vocês sobre a gratidão. Não é uma escolha simples de tema para uma roda de conversa feminina, mas um assunto que é de primeira importância para a espiritualidade cristã.


Você se considera uma mulher grata?



VAMOS DEFINIR A GRATIDÃO


Se você buscar no Google uma definição de gratidão, certamente encontrará alguma coisa parecida com a que transcrevo abaixo:


A gratidão ou agradecimento é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.


As Escrituras, contudo, nos apresentam uma percepção diferente do que significa gratidão. Para nós mulheres tementes a Deus, a gratidão é o reconhecimento daquilo que Deus fez por nós, ao nos escolher para salvação e enviar a Jesus como sacrifício pelos nossos pecados. A percepção cristã de gratidão não é resultado de "coisas que vivemos ou recebemos", mas de termos conosco um Deus compassivo que nos amou e enviou Jesus para morrer por nós.


Esse amor do Pai Celestial é a nossa fonte permanente de gratidão!


A gratidão, porém, é um sacrifício que de fato me honra; se permanecerem em meus caminhos, eu lhes revelarei a salvação de Deus". Salmos 50:23


GRATIDÃO E INGRATIDÃO


Se Deus é a fonte permanente de nossa gratidão, por que na maior parte do tempo parecemos estar irritadas e insatisfeitas? O que mantém o nosso coração de mulher agitado e conturbado, a ponto de não conseguirmos ser gratos por aquilo que vivemos?


  • Muitas vezes, a nossa ingratidão é o resultado de nossa incompreensão do evangelho. Achamos que merecemos coisas boas de Deus e que Ele, por algum motivo, tem que nos proporcionar todos os nossos deleites e caprichos;

  • O fato de não termos uma percepção clara do tamanho do nosso pecado nos priva de uma percepção mais aguçada do quanto que Deus é bondoso conosco. A vida que vivemos hoje, à luz das Escrituras, é muito melhor do que de fato merecemos.

  • Como não nos empenhamos em buscar satisfação em Deus, através das disciplinas espirituais (oração, leitura da Palavra, comunhão com outros irmãos), queremos nos satisfazer com coisas terrenas e passageiras. E como não podemos ter tudo o que desejamos, somos consumidas por sentimentos de ingratidão e insatisfação.

Você se sente uma mulher grata? Ou percebe focos de ingratidão na sua vida?


Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei! Deem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. Salmos 118:28-29

COMO CULTIVAR A GRATIDÃO


Se você deseja viver uma vida de profunda alegria com o Senhor, o cultivo da gratidão é uma das disciplinas mais necessárias. Pessoas satisfeitas com Deus e que cultivam esse sentimento têm forças renovadas para enfrentarem qualquer desafio que possa surgir.


Primeiro: reconheça que a ingratidão é um pecado pavoroso


Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios. 2 Tm 3.2

Segundo: Busque o perdão de Deus pelos momentos de ingratidão


Quem oculta seus pecados não prospera; quem os confessa e os abandona recebe misericórdia. Provérbios 28:13


Terceiro: Aprendam a dar graças por todas as coisas que viverem


Sejam gratos em todas as circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:18

Quarto: Baseie a sua gratidão naquilo que Cristo fez por você e não somente nas coisas que você tem vivido;


Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, Hebreus 12:28

Quinto: Agradeça toda a bondade de Deus à seu respeito. se você recebeu coisas boas, louve a Ele por isso. Se tem enfrentado provações, agradeça pelo cuidado permanente de Deus. Firme um compromisso de nunca reclamar!


Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei! Deem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. Salmos 118:28-29

Sexto: Crie uma disciplina de sempre registrar as bençãos de Deus. Seja um diário, um potinho de orações respondidas, um mural de gratidão, registre o cuidado de Deus por você e sua família!


Bendiga o SENHOR a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos! Salmo 118.28,29

Sétimo: Ore em todo tempo! Não para ser uma pessoa de oração e ingrata ao mesmo tempo. Quanto mais você orar, menos irá reclamar!


Nunca deixem de orar. 1 Tessalonicenses 5:17



Conclusão


Se você deseja experimentar a leveza por trás de uma vida de gratidão, você precisará fazer uma escolha consciente de batalhar para ser grata! Mortificar o pecado da ingratidão é necessário se quisermos viver uma vida cheia da presença de Deus.


Encare a vida com alegria, fé, confiança e nunca se esqueça de fixar os olhos em Jesus, que mesmo padecendo por nossos pecados, nunca deixou de ser grato ao Pai Celestial. Que esse amor de Jesus nos constranja a uma vida de gratidão!



Élida Fernandes Líder do PINC

Comments


bottom of page