Evangelizando no Poder do espírito- 16/06/2024
- Emerson Bomfim
- 20 de set. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 22 de set. de 2024

Introdução
“Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus” (1 Co 2.12)
Nosso destino em Deus foi assegurado pela obra da cruz. Através dela, todos podemos compartilhar da vitória de Jesus e viver uma vida que reflita o Reino de Deus. O grande problema é que alguns não conhecem plenamente o que nos foi dado gratuitamente por Ele. Não me refiro ao conhecimento intelectual, pois muitos já o possuem, mas àquela certeza profunda que invade o coração do peregrino. Ele sabe que foi redimido e aceita integralmente os benefícios do Reino. O Espírito de Deus nos foi dado para operar essa certeza em nós: Não somos deste mundo.
1)Pedro - Transformado
Para que tudo tenha início é necessário que alguém se disponha, e essa pessoa foi Pedro.
Mas como poderão invocá-lo se não crerem nele? E como crerão nele se jamais tiverem ouvido a seu respeito? E como ouvirão a seu respeito se ninguém lhes falar? E como alguém falará se não for enviado? Por isso as Escrituras dizem: "Como são belos os pés dos mensageiros que trazem boas-novas! (Rm 10.14-16)
Então ouvi o Senhor perguntar: "Quem enviarei como mensageiro a este povo? Quem irá por nós?". E eu respondi: "Aqui estou; envia-me".
Então ouvi o Senhor perguntar: "Quem enviarei como mensageiro a este povo? Quem irá por nós?". E eu respondi: "Aqui estou; envia-me". (Is 6.8)
Pedro com sua atitude, respondeu: Aqui estou, envia – me! Naquele momento da descida do Espírito Santo, muitos estavam admirados e perplexos, mas outros diziam que eles estavam bêbados.
Admirados e perplexos, perguntavam uns aos outros: "Que significa isto?". Outros, porém, zombavam e diziam: "Eles estão bêbados!". (At 2 .12-13)
Pedro assume a frente, prega um sermão poderoso, proclama um Jesus Salvador...e a consequência
Os que acreditaram nas palavras de Pedro foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. (At 2.41)
2)Mas um dia, Pedro foi um cara vazio
Pedro, o sabe tudo - Jesus não escondeu sobre os acontecimentos futuros: que deveria ir para Jerusalém, sofrer muito, ser morto e ressuscitar ao terceiro dia. Pedro escutando isso pegou Jesus de canto e o “repreendeu”, dizendo: Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça Jesus, porém, devolve: Fique longe de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, porque não pensa as coisas de Deus, mas as coisas dos homens (MT 16.21-23)
Pedro, o interesseiro – sempre ele – tomou a palavra, e disse: Senhor! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que vamos receber, Jesus respondeu: Eu garanto a vocês: no mundo novo, quando o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, vocês, que me seguiram, também se sentarão em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. (Mt 19,27-29)
Negação de Pedro - Então Jesus disse aos discípulos: Esta noite vocês todos vão ficar desorientados por minha causa…Mas depois de ressuscitar, eu irei à frente de vocês para a Galileia. Pedro, que não sabe ficar quieto, disse a Jesus: Ainda que todos fiquem desorientados por tua causa, eu jamais ficarei Jesus declarou: Eu garanto a você: esta noite, antes que o galo cante, você me negará três vezes. E Pedro ainda devolve: Ainda que eu tenha de morrer contigo, mesmo assim não te negarei E todos os discípulos disseram a mesma coisa. (Mt 26,31-35)
3)Mas um dia, Pedro foi cheio
Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em toda parte: em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria e nos lugares mais distantes da terra". (Atos 1:8).
Através da descida do Espirito Santo, a vida de Pedro começou a ser fortalecido, antes, um sabe tudo, interesseiro e negador(covarde), agora era a semelhança de Cristo, pois o Espírito trabalhava em seu interior, para ser um reflexo de Cristo aqui na terra.
Pois Deus conheceu de antemão os seus e os predestinou para se tornarem semelhantes à imagem de seu Filho, a fim de que ele fosse o primeiro entre muitos irmãos. (Rm 8.29)
E quando Jesus, usou Pedro, para dar o início a Igreja, ela nascia com um DNA de ser uma igreja que proclama o Evangelho com poder.
4) Como é a Igreja que Proclama o Evangelho com Poder?
Ela prega a essência do Evangelho
Agora, irmãos, quero lembrá-los das boas-novas que lhes anunciei anteriormente. Vocês as receberam e nelas permanecem firmes. São essas boas-novas que os salvam, se continuarem a crer na mensagem como lhes anunciei; do contrário, sua fé é inútil. Eu lhes transmiti o que era mais importante e o que também me foi transmitido: Cristo morreu por nossos pecados, como dizem as Escrituras. Ele foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, como dizem as Escrituras. (1 Cor 15.1-4)
Não para de pregar
Pregue a palavra. Esteja preparado, quer a ocasião seja favorável, quer não. Corrija, repreenda e encoraje com paciência e bom ensino. (2 Tm 4.2)
Os que acreditaram nas palavras de Pedro foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. (At 2.41)
A igreja tinha paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria e ia se fortalecendo à medida que andava no temor do Senhor. E, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número. (At 9.31)
Renovação Constante e Testemunho Corajoso
A falta da renovação diária tem causado endurecimento de corações e a queda de muitos. É preciso decidir e tomar uma posição intencional. Assim como Paulo orienta a igreja de Éfeso, é nos dias de hoje. É preciso se encher continuamente do Espírito Santo. Os mesmos apóstolos que foram cheios do Espírito no dia de Pentecostes passaram por um novo enchimento logo depois (At 4.31). Não há como permanecer cheio do Espírito sem a busca por Ele.
No dia de Pentecostes, todos estavam reunidos num só lugar. De repente, veio do céu um som como o de um poderoso vendaval e encheu a casa onde estavam sentados. Então surgiu algo semelhante a chamas ou línguas de fogo que pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os habilitava. (At 2.1-4)
Depois dessa oração, o lugar onde estavam reunidos tremeu, e todos ficaram cheios do Espírito Santo e pregavam corajosamente a palavra de Deus.(At 4.31)
Conclusão
No entanto, há uma pergunta crucial: como podemos buscá-lo? Comecemos com a analogia mais próxima: “Não vos embriagueis com vinho… mas enchei-vos do Espírito” (Ef5.18). Como você se embriaga com o vinho? Você o bebe… em grande quantidade. Então, como ficaremos embriagados (cheios) com o Espírito? Bebamos dEle! Bebamos em profusão. Paulo disse: “A todos nós foi dado beber de um só Espírito” (1 Coríntios 12.13). Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito” (João 7.37-39).
Como podemos beber do Espírito Santo? Paulo disse: “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, [cogitam] das coisas do Espírito” (Romanos 8.5). Bebemos do Espírito cogitando das coisas do Espírito. O que significa “cogitar” das coisas do Espírito”? Colossenses 3.1-2 afirmam: “Buscai as coisas lá do alto… Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”. “Pensar” significa “procurar, dirigir a atenção para preocupar-se com”. Significa “ser dedicado a” e “absorvido com”. Portanto, beber do Espírito significa buscar as coisas do Espírito, dirigir a atenção às coisas do Espírito, dedicar-se às coisas do Espírito.
Comments