top of page

Justiça e Retidão - Sermão de 22/01/2023



ree

Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Efésios 4:20-24


Introdução


Conforme vamos envelhecendo, algumas coisas passam a não caber mais na gente! Você já passou por isso?


De tempos em tempos, percebo que vou deixando para trás alguns hábitos e aprendendo novos, que parecem melhor se associar a idade que possuo.


Mudamos o jeito de falar, de nos vestir, de passear, de nos relacionarmos com as pessoas.


O amadurecimento vai nos transformando. Pouco a pouco, vamos nos tornando 'alguém' completamente diferente de quem éramos anteriormente.


Na reflexão anterior, meditamos a respeito do santo propósito de Deus em nossa predestinação: nos conduzir a santificação e nos tornar filhos amados pertencentes a Sua Família.


Na mensagem de hoje, refletiremos sobre a natureza da nova criação e de nossa nova identidade em Cristo, que é criada, segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. O plano de Deus à nosso respeito é deixarmos de sermos meninos no entendimento para nos tornarmos homens e mulheres maduros em Cristo Jesus!



DEIXANDO A MENINICE E A INCONSTÂNCIA


Paulo expressou uma sincera preocupação com o crescimento espiritual dos seus discípulos. A epístola aos Efésios, por exemplo, trata desse tema diversas vezes. Vejamos alguns exemplos que nos ajudarão a contextualizar aquilo que pretendo lhes ensinar nessa oportunidade:


peço que Deus, o Pai glorioso de nosso Senhor Jesus Cristo, lhes dê sabedoria espiritual e entendimento para que cresçam no conhecimento dele. Efésios 1:17

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. Efésios 2:10

Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus. Efésios 3:16-19

A preocupação de Paulo era legítima. As tribulações que a igreja enfrentava e a sua própria prisão (Ef 3.1) poderiam deixá-la suscetível à falsa doutrina.


Ele, desejava, contudo, que os irmãos vivessem de forma digna de sua vocação (Ef 4.1), não sendo levados por ventos de doutrina e enganos das trevas.


Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Efésios 4:1

O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Efésios 4:14


Toda cristão imaturo está sendo conduzido, consciente ou não, por falsos ensinamentos que não glorificam o nome do Senhor. Esses ensinamentos podem ser de caráter religioso ou não.


A urgência de crescermos na fé é a de deixarmos de sermos "meninos" para nos tornarmos pessoas maduras em Cristo Jesus.


  • Crianças querem experiências... maduros querem um relacionamento com Cristo;

  • Crianças querem ser servidas... maduros querem servir;

  • Crianças querem ser mimadas... maduros querem trabalhar;

  • Crianças querem prazeres... maduros querem responsabilidade;

  • Crianças querem as bençãos de Cristo... maduros querem o próprio Cristo;

  • Crianças querem esquisitices... maduros querem uma fé sólida e transformadora;

  • Crianças querem a aventura do pecado... maduros querem a segurança da santificação;


Infelizmente, vivemos dias de 'meninices' no seio da igreja...


Nunca houve um tempo de tanta fragilidade no corpo de Cristo. Analfabetismo bíblico abundante, idolatrias políticas, falta de identidade no povo cristão, crentes agindo sem temor de Deus, brincando com todo tipo de pecado, enganando e sendo enganados... a razão disso: crentes que insistem em ser crianças espirituais, levadas por todo erro e na maior parte do tempo sem perceberem isso.


Que Deus nos ajude não a sermos apenas diferentes, mas a sermos radicalmente bíblicos, focados em nos tornarmos semelhantes à Cristo Jesus!



SEGUINDO A VERDADE EM AMOR


Nenhum cristão deve ignorar que Deus o predestinou para o crescimento espiritual. Um crente que não se empenha em crescer em sua comunhão com Cristo ou não entendeu o evangelho ou ainda não experimentou uma genuína conversão.


Paulo, falando aos crentes de Éfeso, orienta os cristãos a prosseguirem e se empenharem em seu crescimento espiritual seguindo a verdade em amor.


Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. Efésios 4:15,16

O contexto imediato do texto nos recorda que Deus dotou a igreja com ministros que exercem seus dons espirituais para capacitarem a comunidade para o seu crescimento.


Quando estas pessoas que são chamadas por Deus à esta função exercem seus dons pela graça de Deus, a comunidade cristã cresce com harmonia e estabilidade.


E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Efésios 4:11-13

Pelo ensino recorrente das Sagradas Escrituras feito por pessoas chamadas para essa função, a Igreja pode seguir a verdade em amor.


Perceba que as duas expressões andam juntas. Verdade sem amor e amor sem verdade se tornam tiranias. Jesus trouxe graça e verdade (Jo 1.17), a igreja anda na 'verdade em amor'.


A 'verdade' nos recorda que a igreja possui direção. Quem dita a verdade é a Escritura e não a cultura. Uma igreja bíblica está em constante reforma, lendo e reaprendendo as Escrituras, mas nunca se dobrando ao espírito do seu tempo.


Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17

Essa verdade deve fazer crescer em nós o amor, o serviço abnegado que nos leva a servirmos a Deus com piedade e uns aos outros com misericórdia.


Cristo é a verdade, mas foi servo de todos (Mc 10.45).


Uma igreja que anda 'na verdade em amor' será composta por membros dedicados a crescerem no conhecimento de Cristo ao mesmo tempo em que se esforçam para serem intencionais no propósito de abençoarem uns aos outros.


Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. Efésios 4:16

Eu devo me empenhar em meu crescimento espiritual tendo em vista que Deus o planejou para ocorrer no ambiente de uma igreja local e também para o benefício dos demais membros do corpo.


Quando eu não me esforço para crescer, eu comprometo o crescimento de toda a comunidade.


Decidir não crescer espiritualmente em Cristo é um pecado grosseiro à luz do que nos foi prometido!


DESPINDO-SE DO VELHO HOMEM


Aqueles que foram lavados dos seus pecados se tornaram a "nova criação de Deus, em Cristo Jesus" (Ef 2.11), e como tais, devem abandonar as velhas práticas do pecado e se revestirem do novo homem, criado em Cristo para as boas obras.


A misericórdia de Deus nunca deve ser encarada como um passe livre para uma vida libertina.


Assim, eu lhes digo com a autoridade do Senhor: não vivam mais como os gentios, levados por pensamentos vazios e inúteis. A mente deles está mergulhada na escuridão. Andam sem rumo, alienados da vida que Deus dá, pois são ignorantes e endureceram o coração para ele. Tornaram-se insensíveis, vivem em função dos prazeres sensuais e praticam avidamente toda espécie de impureza. Efésios 4:17-19

Quem vive em função de uma busca desenfreada pelos prazeres sensuais e impurezas ainda não conheceu o Salvador.


Perceba que Paulo associa a devassidão daqueles que não conhecem a graça de Deus a uma mente mergulhada na escuridão, por viverem alienados da vida de Deus e terem o seu coração endurecido.


A mente do homem sem Deus é escrava dos desejos pecaminosos (Jo 8.34) e a sua obstinação no pecado e na idolatria é um reflexo de Sua morte espiritual (Rm 6.23a).


porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Romanos 1:21

O homem sem Deus não precisa somente de um novo manual de regras, ele precisa ser trazido da morte espiritual e liberto da escravidão por um Deus Salvador.


Esse é o núcleo do evangelho. Deus não nos dá uma nova moralidade, Ele nos dá um novo coração para com ele obedecermos aos seus mandamentos.


Paulo recomenda que os cristãos abandonem essa vida desregrada e libertina porque ela não pode ser de forma alguma um reflexo da nova criação que somos em Cristo Jesus.


Um Deus Santo não gera filhos para viverem no pecado. Um Deus Santo transforma pecadores obstinados em filhos perdoados dispostos a amá-lo e obedecê-lo.


Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2


SE REVESTINDO DO NOVO HOMEM


Por isso, o convite de Paulo é contundente! Aqueles discípulos haviam sido ensinados que deveriam deixar a velha vida de pecados quando decidissem seguir a Cristo (EF 4.20,21).


Paulo recorda os irmãos que a vida cristã 'normal' é marcada pelo despojar do velho homem e pelo revestir do novo homem. Essas palavras 'despojar' e 'revestir' trazem o sentido de trocar de roupa. Nós precisamos tirar para fora de nosso coração tudo o que nos associa com a velha vida de pecados que vivíamos anteriormente e nos revestirmos da nova identidade que obtivemos em Cristo Jesus.


no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Efésios 4:22-24

O velho homem é a nossa antiga natureza não redimida. Ela é identificada como uma vida morta em delitos e transgressões (Ef 2.1) e que não glorifica a Deus. A vida não redimida adora os prazeres e despreza a Deus. A lista de obras da carne talvez seja o retrato mais contudente de uma vida não redimida.


Quando seguem os desejos da natureza humana, os resultados são extremamente claros: imoralidade sexual, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçaria, hostilidade, discórdias, ciúmes, acessos de raiva, ambições egoístas, dissensões, divisões, inveja, bebedeiras, festanças desregradas e outros pecados semelhantes. Repito o que disse antes: quem pratica essas coisas não herdará o reino de Deus. Gálatas 5:19-21

Perceba que Paulo nos ordena a nos revestirmos do novo homem. A nova vida que o Espírito injeta em nossos corações nos habilita a vivermos em justiça e retidão. Essas duas palavras tem um peso enorme no contexto bíblico, porque elas refletem o âmago do discipulado cristão.


'Justiça' tem a ver a forma como lidamos com nossos semelhantes. Como cristãos nascidos de novo, devemos ser íntegros em nosso contexto familiar, social, profissional e comunitário. Devemos ser corretos em tudo o que fizermos, nos esforçando para preservar a nossa integridade à luz da Palavra de Deus. É o cumprimento da segunda tábua da Lei.


Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:16

'Retidão' tem a ver com a nossa relação com Deus, na busca de uma vida piedosa, santa, honrada, temente, cumprindo os mandamentos da primeira tábua da Lei. É a vida que glorifica a Deus (1 Co 10.31), honrando seu nome, fugindo das idolatrias, santificando nosso ser para o uso do Senhor.


Um deles, especialista na lei, tentou apanhá-lo numa armadilha com a seguinte pergunta: "Mestre, qual é o mandamento mais importante da lei de Moisés?". Jesus respondeu: "‘Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua mente’. Este é o primeiro e o maior mandamento. O segundo é igualmente importante: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Toda a lei e todas as exigências dos profetas se baseiam nesses dois mandamentos". Mateus 22:35-40

A Igreja, como comunidade eleita e santa ao Senhor, é composta por homens e mulheres transformados, que se revestem do novo homem e que vivem para guardar os mandamentos de Deus, crescendo em JUSTIÇA e RETIDÃO.


Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele". João 14:21


CONCLUSÃO


Quando Cristo deu a Sua vida por nós na cruz, Ele objetivava não apenas nos libertar da escravidão do pecado, mas nos capacitar para vivermos em novidade de vida. O pecado embora ainda habite em nossos membros não deve mais nos dominar.


Pois bem, devemos continuar pecando para que Deus mostre cada vez mais sua graça? Claro que não! Uma vez que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Romanos 6:1,2

Como isso acontece? A nossa velha natureza já foi crucificada com Cristo!


Sabemos que nossa velha natureza humana foi crucificada com Cristo, para que o pecado não tivesse mais poder sobre nossa vida e dele deixássemos de ser escravos. Pois, quando morremos com Cristo, fomos libertos do poder do pecado. Então, uma vez que morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Romanos 6:6-8

Se a graça apenas nos livrasse da culpa do pecado, sem nos livrar da sua influência maligna, ela seria não 'graça', mas uma 'desgraça'.


Nosso crescimento espiritual é o poder de Deus vencendo o poder do pecado em nós! Essa ação permanecerá até que alcancemos a estatura de varões perfeitos!


até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Efésios 4:13

Você talvez nunca tenha ouvido a Palavra de Deus e nunca teve conhecimento dessas verdades, mas elas saem do coração de Deus para o seu coração! Eu te convido a abandonar nesse dia todo o pecado. Pare de desonrar ao Senhor! Pare de brincar com o Seu santo nome! Pare de pisar nos mandamentos que Ele nos deixou!


Os seus pecados levaram Cristo até a cruz! A cruz nos mostra que Deus odeia o pecado e que tratará com rigor cada pecador que não se arrepender!


Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele". João 3:36

A nossa única esperança está em Jesus Cristo!


  • Somente Jesus pode te livrar da culpa do pecado!

  • Somente Jesus pode te livrar do poder do pecado!

  • Somente Jesus pode te livrar da presença do pecado!


Cristo sofreu na cruz a pena eterna que seria de cada um de nós, mas Deus o ressuscitou ao terceiro dia para justificar aqueles que crêem em Seu nome!


Ele levou sobre si nossos pecados e iniquidades! Somente Ele pode transformar a sua morte em vida e converter o seu coração obstinado em um coração que O ama e vive para a Sua glória!


Se você permanecer nos seus pecados, você morrerá eternamente! Mas se você se arrepender deles e crer no Salvador, o dom gratuito da salvação será dado misericordiosamente a você!


Pois o salário do pecado é a morte, mas a dádiva de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23

Não deixe o pecado seduzir o seu coração! A melhor parte da vida é poder vivê-la com fé em Jesus e debaixo da graça de Deus! Renda-se a Ele e seja transformado em justiça e retidão.



ree

Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

Comentários


bottom of page