top of page

Jesus é Traído e Interrogado - sermão 23/11/2025

Atualizado: 28 de mar.



"'Jesus respondeu‑lhe: ― Eu tenho falado abertamente ao mundo; sempre ensinei nas sinagogas e no templo, onde todos os judeus se reúnem. Nada disse em segredo." — João 18:20, NVI

Introdução


Há cenas na cultura moderna que, mesmo distantes das Escrituras, ajudam a ilustrar verdades profundas, no filme Batman vs Superman da DC, vemos dois heróis entrando em conflito. Um deles — Superman — é um ser vindo “de outro mundo”, dotado de um poder impossível para qualquer ser humano. O outro — Batman — é apenas um homem, usando força, estratégia, tecnologia e armas para enfrentar alguém cuja natureza ultrapassa a dele em todos os sentidos.

E naquela tensão, uma pergunta fica evidente: O que acontece quando o poder de outro mundo se encontra com a força limitada deste mundo?

Agora imagine essa cena — não com heróis fictícios — mas com Cristo, o Filho eterno de Deus, Deus encarnado, sendo confrontado por soldados romanos, guardas do templo, tochas, armaduras, lanças e espadas. Homens que acreditam ter poder suficiente para controlar, dominar e prender aquele que sustenta o universo pela palavra do seu poder.

Batman e Superman são ficção, mas João 18 é realidade, história, evangelho e mostra o invisível rompendo o visível.

Em João 18, o maior confronto da história não é entre dois heróis, é entre o Reino deste mundo, armado, organizado, convencido de sua força, e o Rei eterno, que se entrega voluntariamente.


Quando chegamos a João 18, encontramos uma cena real que supera qualquer roteiro. De um lado, soldados armados, treinados, iluminando a noite com tochas e carregando espadas. Do outro, Jesus não um herói de outro planeta, mas o próprio Deus encarnado, o Verbo eterno que se fez carne.

Eles vêm para prendê-Lo como se estivessem enfrentando um criminoso perigoso, mas bastou Jesus dizer: “EU SOU”, e todos caíram ao chão. Não foi luta. não foi confronto, foi simplesmente a glória divina expondo a fragilidade humana. (Êxodo 3.16)

Se no cinema vemos homens enfrentando seres acima deles, aqui a realidade é muito maior, homens armados diante do Deus que voluntariamente escolhe se entregar.

E é desse cenário — deste choque entre o céu e a terra — que começa o capítulo 18 do Evangelho de João.


No capítulo 17 encontramos Jesus em sua oração mais profunda e íntima, conhecida como a Oração Sacerdotal. Ali, às vésperas de sua prisão, Ele levanta os olhos ao céu e fala com o Pai sobre três coisas essenciais: Sua missão cumprida, a proteção dos discípulos, e todos aqueles que ainda creriam nEle ao longo da história.


Após proferir a mais sublime oração registrada nas Escrituras, Jesus sela Seu compromisso com a vontade do Pai. Ele não ora para escapar do sofrimento, mas para que a glória de Deus seja manifesta através dele.

Agora, no capítulo 18, vemos a resposta prática a essa oração. A transição é marcada pela obediência soberana de Cristo. Ele termina a oração e imediatamente 'saiu com os seus discípulos para além do ribeiro de Cedrom, onde havia um no jardim (Getsemâni). Ele não foi arrastado, Ele saiu. Ele não foi pego de surpresa, Ele sabia onde Seus inimigos O procurariam. O capítulo 18 não é uma interrupção trágica da oração do 17, mas sim o seu cumprimento necessário, onde o Rei soberano entrega-Se voluntariamente para a salvação do mundo."

É uma oração carregada de amor, entrega e propósito!

Vamos analisar 3 pontos deste texto maravilhoso, em que o Joao retrata Jesus como o Deus Soberano que adentra neste mundo para resgatar ,e perdoar o seu povo do inferno.



1PONTO — O CRISTO QUE SE ENTREGA VOLUNTARIAMENTE (João 18:1–9)


A cena começa não com caos, mas com calma. Não com soldados, mas com Jesus conduzindo os discípulos. Quem inicia o movimento não são os homens — é o Senhor.


o que é "evangelho santo"


A primeira coisa que nós temos que entender, é que o evangelho é uma boa notícia, o evangelho não é um bom conselho o que eu quero dizer com isso, o evangelho é uma boa notícia a respeito daquilo que foi feito por nós e não um bom conselho sobre como nós devemos fazer alguma coisa para agradar a Deus.


Preste bem atenção nisso, guarde no seu coração, o Evangelho é uma boa notícia, não um bom conselho; - é algo que foi feito e não algo que nós devemos fazer, o Evangelho  na sua essência, é o anúncio de uma boa nova, de uma boa notícia, e essa boa notícia é a respeito de como Deus nos salvou.


E há uma grande dificuldade em desfrutarmos da mensagem completa do Evangelho.  Sabe porquê?  Porque nós encaramos o Evangelho como um bom conselho.  Nós, que muitas vezes somos os que cremos e os que também ainda não creram encaram o evangelho como um bom conselho.


E eu me lembro de um casal que se afastou da comunhão da igreja e precisava de conselhos e o homem disse assim para mim, Daniel com toda a sinceridade  do meu coração  eu queria viver  tudo isso que você diz que eu tenho  que ser, mas eu não consigo  e foi embora  e nunca mais voltou na igreja, o que ele queria era CONSELHO e não EVANGELHO;
Ele tinha problema na alma, tinha problemas de rejeição, tinha problemas com bebida alcoólica.

Nem tudo que a Bíblia ensina é o Evangelho, mas toda a doutrina bíblica é uma parte do Evangelho.  Mas sabe o que é o Evangelho?  É uma boa notícia a respeito daquilo que Deus já fez por nós em Cristo Jesus e não um bom conselho sobre como podemos salvar-nos a nós mesmos,  nos precisamos experimentar a totalidade dessa mensagem, a respeito de como fomos salvos e do que nós fomos salvos da ira de Deus.

"Também comentam como vocês esperam do céu a vinda de Jesus, o Filho de Deus, a quem ele ressuscitou dos mortos e que nos livrará da ira que está para vir." - 1 Tessalonicenses 1:10 nvt

O Evangelho é uma boa notícia a respeito da nossa salvação, não a respeito da nossa condenação. Jesus nos livra da ira vindoura essa é uma boa notícia, isso é o Evangelho a boa notícia de que em Cristo, nós somos salvos da ira de Deus que há de vir sobre nos.


Vivemos em uma época em que as pessoas estão vivendo adestradas pelos CONSELHOS e não permiti que os mude de dentro para fora, pois essa é a natureza deles ainda. Então o Evangelho não é uma forma de adestrarmos as pessoas e sim o Evangelho é uma boa notícia a respeito de que em Jesus, nós podemos viver uma nova vida pelo Espírito e não pela nossa força.  E quando entendemos isso podemos desfrutar uma das verdades que eu mais amo no Evangelho.  Qual ? 

A salvação é um presente e não uma recompensa !!!

Esse é o escândalo da graça que Paulo fala a salvação é um presente.  É uma dádiva.  É um dom, não uma recompensa. Coloque a mão no seu coração e diga assim a minha salvação é um presente e não uma recompensa pare de tentar merecê-la.


3 verdades  sobre o Evangelho


Agora precisamos compreender essas verdades sobre o Evangelho, então eu quero mostrar três verdades que são o resultado do pecado, e como elas foram solucionadas, é uma exposição bem prática do Evangelho.


7 Naquele momento, seus olhos se abriram, e eles perceberam que estavam nus. Por isso, costuraram folhas de figueira umas às outras para se cobrirem.8 Quando soprava a brisa do entardecer, o homem e sua mulher ouviram o Senhor Deus caminhando pelo jardim e se esconderam dele entre as árvores.9 Então o Senhor Deus chamou o homem e perguntou: "Onde você está?".10 Ele respondeu: "Ouvi que estavas andando pelo jardim e me escondi. Tive medo, pois eu estava nu".11 "Quem lhe disse que você estava nu?", perguntou Deus. "Você comeu do fruto da árvore que eu lhe ordenei que não comesse?"12 O homem respondeu: "Foi a mulher que me deste! Ela me ofereceu do fruto, e eu comi". - Genesis 3:7-12

A primeira consequência - Vergonha

A separação de Deus é a consumação da sua ira, Cristo nos livra da ira de Deus.

o que é a ira de Deus?  É ser separado eternamente da sua gloriosa presença, mas Jesus nos substituiu quando foi separado do Pai na cruz. Estava sobre Ele os pecados da humanidade.  A primeira coisa que o pecado causou quando seus olhos se abriram,

eles passaram a ver as coisas ao seu redor, uma cosmovisão em si mesmos, não mais com a ótica de Deus sabe qual é a primeira consequência?


É ver a si mesmo e o mundo ao seu redor a partir de você mesmo. 


Sabe qual é a primeira coisa que você sente?  O que Adão e Eva sentiram vergonha.  Sabe o que a queda proporcionou?  A separação da psique do homem de si mesmo, o que aconteceu.  Quando eles comeram do fruto proibido, é como se a alma deles projetasse para fora e os olhasse e dissesse, Você é assim?  Deus disse, por que você estava nu?  Mas quem disse que você estava nu?  É que agora eu não estou mais vendo como Deus me vê e o Evangelho é o resgate dessa cosmovisão do olhar de Deus; 


A primeira separação que o pecado causou é a separação psicológica de si mesmo ela resulta em vergonha. Sabemos que nós lidamos com a vergonha de nós mesmos todos os dias não que a gente precisa ser  um bando de descabelado e feioso, você se arruma porque gosta ou porque tem vergonha de si mesmo?  muitas vezes  a gente tem vergonha, porquê?  porque nós não estamos nos vendo como o Pai nos vê. 


Aos olhos do Pai  Você é uma obra-prima  ! (cantou Ana Paula Valadão)

 

O Evangelho resgata a minha cosmovisão, eu não me vejo, eu não me leio mais, eu não me interpreto, e escute eu não interpreto o meu próximo eu vejo com os olhos de Deus  e o que a escritura diz? que nós somos a sua imagem e a sua semelhança.

Quando somos separado psicologicamente de si mesmo temos problemas, pois isso que é tão difícil lidar com a alma.


E agora ela interpreta as coisas a nossa alma vive nos dizendo, olha que coisa feia as pessoas não vão te aceitar se você for assim, não reposta essa foto aí não ficou boa, vai ficar ruim pra você, a gente está sempre preocupado com a nossa autoimagem.

Bendito seja o Senhor  o Evangelho é uma boa notícia  a respeito de que Deus  vê a imagem dele em você e em mim.


A segunda consequência - Separação social

Fomos separado socialmente do próximo.  versículo 11 e 12 Deus disse, você comeu. - ele disse, A mulher que você me deu a culpa é dela!  Porque a vergonha me faz transferir a responsabilidade, arrependimento é quando eu assumo a responsabilidade, isso é graça, Deus faz assim Cristo morreu de braços ABERTOS, Isso é o Evangelho Santo. Quando somos separado socialmente, começamos a interpretar o próximo com os seus olhos e Adão olhou para a mulher, ela olhou para Adão e falou você também é estranho, e a gente fica tentando interpretar os nossos familiares, os nossos amigos do nosso jeito.


Queridos fazemos isso com a igreja, olhamos a comunidade de pessoas que o Senhor salvou, e vemos com a ótica de Deus, eu não tenho motivos para Deus me escolher, sendo falho, miserável e pecador, mas se estamos aqui e porque Deus nos escolheu desde dos tempos eternos.


A culpa nunca é nossa sempre será do outro.


A terceira consequência - Separação fisicamente da criação

Terceira coisa, ele foi separado fisicamente da criação, o versículo 17 e 18 diz que a terra produziu espinhos e abrolhos, o homem era um lavrador da terra, agora a natureza entrou em conflito, o Evangelho de Cristo, ira restaurar todas as coisas, Jesus demonstrou a essência do nosso ministério, do nosso chamamento.  Paulo disse que nós recebemos o ministério da reconciliação, nós somos chamados a conciliar e não conflitar todas as coisas. QUANTAS PESSOAS VOCE JA RECONCILIOU ?


18 E tudo isso vem de Deus, aquele que nos trouxe de volta para si por meio de Cristo e nos encarregou de reconciliar outros com ele.19 Pois, em Cristo, Deus estava reconciliando consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados das pessoas. E ele nos deu esta mensagem maravilhosa de reconciliação. - 2 Coríntios 5:18-19 

O ministério da reconciliação é a boa notícia do Evangelho, entre você, a ira de Deus tem Jesus o Cordeiro Perfeito.  Eu vou te dar uma ótima noticia se esconde em Jesus.

Paulo disse, a nossa vida está escondida em Cristo com Deus  Ele está dizendo, se esconde em Jesus  Porque Jesus se tornou alvo da ira de Deus.

Para que você e eu fossemos salvo da ira de Deus,  Ele é o alvo, você é salvo, Ele é o alvo nos somos salvos. Todos os problemas são sintomas, a causa disso é a nossa separação de Deus.


E você vê que Jesus conciliava a criação, Ele acalmava vento, tempestade, Ele curava o corpo físico das pessoas, porque Ele tinha o ministério da reconciliação, e nós recebemos o ministério da reconciliação, escute, o nosso chamado sacerdotal, é para conciliarmos as pessoas com Deus em Cristo. Por isso que Paulo diz que o plano de Deus em Efésios 1:10, é fazer convergir em Cristo todas as coisas no céu e na terra.  Então Jesus reconcilia todas as coisas.  Inclusive você.

"E o plano é este: no devido tempo, ele reunirá sob a autoridade de Cristo tudo que existe nos céus e na terra." - Efésios 1:10

Não precisamos mais sentir vergonha, medo e nem culpa, Cristo é a nossa salvação.



CONCLUSÃO


Meus irmãos, quando olhamos para este texto, vemos que a graça de Jesus sempre chega antes da condenação. Ele conhece o pecado, mas conhece também o propósito. Ele vê a queda, mas vê também a possibilidade da restauração. É assim que Ele tratou a mulher adúltera, e é assim que Ele trata cada um de nós.

A verdade é simples, todos nós somos frágeis demais para permanecer de pé por nós mesmos, e se existe alguém nas Escrituras que representa essa realidade humana… é Pedro.

Pedro amou Jesus, mas falhou, prometeu fidelidade, mas negou, falou alto, mas caiu fundo, tinha coragem, mas não tinha constância, tinha boa intenção, mas não tinha força.

Pedro é o espelho da nossa alma, nós também erramos, nós também pecamos, nós também negamos Cristo — não com palavras, mas com atitudes, decisões, silêncio, omissões e escolhas.


Mas aqui está a beleza da graça, Cristo nunca negou Pedro, Cristo nunca negou você, Cristo nunca negou nenhum pecador que se aproxima com o coração quebrantado.


Pedro fracassou… mas Cristo o alcançou, Pedro caiu… mas Cristo o levantou, Pedro chorou… e Cristo o restaurou, Pedro desistiu de si mesmo… mas Cristo não desistiu dele.

E é isso que Jesus faz hoje, neste culto. Ele não está chamando homens e mulheres perfeitos, mas pessoas quebradas, arrependidas, feridas… e dizendo:

“Assim como fiz com Pedro, Eu faço com você. Eu te restauro. Eu te levanto. Eu te envio.”

Porque no fim, a mensagem não é sobre nossas falhas…é sobre um Salvador que nunca falha.


A mulher adúltera não tinha argumento, Pedro não tinha justificativa, e nós também não temos. Mas temos Cristo, e Ele é suficiente.

É por isso que a decisão é urgente, não é para depois, Não é para quando você “melhorar”, Não é para quando o peso diminuir, é hoje a graça está diante de você agora.


PERGUNTA:


Se Jesus aparecesse hoje e olhasse diretamente nos seus olhos — e perguntaria seria quem é você ?


“Ao se encontrar com Cristo, o homem é forçado a fazer a pergunta mais dolorosa: Quem sou eu?” — Charles Spurgeon.
“A menos que o homem se veja como realmente é, nunca verá Cristo como Ele realmente é.” — Lutero

DEUS TE ABENÇOE.



Pastor Daniel Andrade

Pastor Adjunto da IPR

Comentários


bottom of page