Tentação no deserto - Sermão de 02/03/2025
- Daniel Moraes Andrade
- 28 de fev.
- 10 min de leitura
Atualizado: 3 de mar.

12 Em seguida, o Espírito conduziu Jesus ao deserto, 13 onde ele foi tentado por Satanás durante quarenta dias. Estava entre animais selvagens, e anjos o serviam. — Marcos 1:12-13
Introdução
No ano de 2019 resolvemos comprar uma TV na loja do centro, no sábado por volta da 9h da manha, ao comprar o vendedor avisou que a politica da loja é abrir a caixa e fazer o TESTE, para saber se esta tudo funcionando, para depois que o cliente sair da loja não volta e reclama que esta queimada.
Hoje vamos meditar e refletir sobre a TENTAÇÂO de Jesus no deserto, segundo escreveu o evangelho de Mateus.
A tentação, segundo a Bíblia, é um teste que visa avaliar a capacidade do indivíduo de escolher o bem em detrimento do mal. Ela se apresenta como uma oferta que parece benéfica, mas tem intenções malignas por trás, podendo levar à destruição e ao pecado. É importante notar que ser tentado não é, em si, um pecado; Jesus também foi tentado, mas resistiu. Ceder à tentação é o que constitui o pecado.
o que é tentação?
Na escritura, a palavra tentação no grego é "peirasmos", significa tanto "tentação" como "provação", referindo-se a um teste que pode ser uma instigação ao mal. Satanás é frequentemente identificado como "o tentador", como mencionado em Mateus 4:3, onde Jesus é tentado no deserto. A tentação implica um perigo de prática do mal, sendo uma situação em que a fé e a resistência do indivíduo são postas à prova.
A tentação nunca vem de Deus e sim do Diabo, outras pessoas, ou do interior do indivíduo, Deus odeia o pecado e nunca convida ninguém a pecar (Tiago 1:13). "Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta."
Ele permite situações em que temos de escolher entre o bem e o mal (provações), mas Ele nunca nos tenta a pecar. Deus nos ajuda a resistir à tentação.
TENTAÇÃO NO DESERTO
O contexto histórico da tentação de Cristo ocorreu logo após seu batismo por João Batista, como é descrito no Evangelho de Marcos. Assim Jesus iniciou sua Vida Pública “por meio do batismo Ele se identificou publicamente.
Após o batismo, Jesus foi levado pelo Espírito Santo para o deserto da Judéia para ser testado por Satanás. Os três Evangelhos Sinóticos descrevem a tentação, porem somente Mateus e Lucas faz um descritivo completo sobre a tentação no deserto.
As Escrituras são claras em relação às tentações, ao afirmarem que Jesus não teve alucinações produzidas em sua mente pela fome e desidratação, mas que foi parte do plano divino que Ele fosse tentado pelo inimigo. Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.
1 Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. - Mateus 4.1
Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto,” (Lucas 4.1) - Imediatamente o Espírito o impeliu para o deserto. (Marcos 1.12)
Jesus era filho de Deus, mas veio em carne, sujeito as mesmas aflições, angustias e tentações humanas. Deus tinha como objetivo provar que seu Filho, perfeitamente divino e perfeitamente humano, viveria toda sua vida terrena, isento de qualquer pecado, qualificando-o como sendo digno de ser o Salvador. (2 Co 5.21).
"Pois foi por nossa causa que Deus tratou como pecador aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus." - 2 Coríntios 5.21
O objetivo de Satanás era fazer com que Jesus Cristo, o ungido Filho de Deus viesse a pecar. Um pecado seria suficiente para desqualifica-lo como Salvador, assim o plano de Deus da redenção humana seria frustrado; Observa que Paulo está prevendo um tempo em que as pessoas preferirão ouvir o que lhes agrada, em vez da verdade do evangelho. Isso reflete a busca por "outro evangelho", moldado pelos desejos humanos, em vez da verdade divina.
VOCÊ PASSOU POR ALGUMA TENTAÇÃO ESSA SEMANA ?
OU
VOCÊ FOI TENTADO E CAIU ?
DEUS IRA TE AJUDAR HOJE, ELE VAI TE RESTAURAR......
Jesus será tentado em 3 pontos: SENTIR / TER e SER
1.A PRIMEIRA TENTAÇÃO(Mateus 4.3-4)
"Então o tentador aproximou-se dele e disse: 'Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães." -- Mateus 4.3
O batismo de Jesus no rio Jordão, uma multidão ali e em seguida a voz que se fizera ouvir: "Este é meu filho amado em que minha alma se alegra". Era esta uma citação dupla do Velho Testamento. Primeiro, Salmo 2.7 e então Isaias 42.1 Nesta citação estava o início de revelações gloriosas através da palavra dos profetas.
Ele me disse: “Você é meu filho; eu hoje o gerei. -- Salmo 2.7
Satanás aproximou-se. "Se tu és o Filho de Deus...". A mesma insinuação que fizera a Eva. "É verdade que Deus disse...". E logo após a terrível insinuação, o Diabo estava colocando em cheque em duvida a revelação que Jesus tinha ouvido, "Tu és o meu Filho amado": "Prova que é assim por fazer essas pedras em pão... "por que passar fome se és o Filho de Deus?..." Era uma tentação ao caráter da missão messiânica de Jesus. Porque não é pecado ser tentado, mas se ceder a tentação cometer PECADO, deixar de cumprir o dever.
A primeira tentação incluía uma satisfação egoística e própria. Jesus nunca fez nada em benefício próprio. Mas, como diz teólogo Wayne A. Grudem, a tentação foi mais profunda em seu apelo. E Jesus prova isto na resposta que dera ao tentador: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" - Deuteronômio 8.2-3. Neste texto Moises está provando ao povo que sua vida no deserto foi uma vida de fé e Deus os preservou. Jesus sabia que sua vida teria de ser uma vida de fé, mesmo quando o estômago estivesse vazio, é este o significado de sua missão. Uma vida de fé. E Jesus derrotou o inimigo pelo uso da Palavra de Deus.
O Diabo sempre colocara em duvida a sua fé !
Será que você é crente mesmo? Será que você é salvo? será que você foi convertido mesmo?
TEM MUITA GENTE QUE ENTRA EM TENTAÇAO, PORQUE NAO ORA E NEM JEJUA, LEITURA MUITO MENOS ! Jesus foi tentado sendo cheio do Espirito Santo.
O diabo tenta Jesus no momento de sua fraqueza física e emocional. Jesus estava com fome,(SENTIR) e o diabo lhe oferece uma solução rápida e fácil para sua necessidade. A tentação aqui é sobre satisfazer os desejos imediatos, deixando de lado os princípios de confiança e dependência de Deus.
Aplicação: Vivemos em uma sociedade que preza pelo consumo imediato e pela gratificação instantânea. Somos constantemente tentados a buscar soluções rápidas para nossos problemas, mesmo que isso signifique comprometer nossos valores cristãos. Mas Jesus nos ensina a confiar em Deus e esperar no Seu tempo, ao invés de buscar atalhos que nos afastem da vontade de Deus.
A tentação da auto-suficiência e da gratificação instantânea é um grande desafio em nossa vida cotidiana.
Resposta de Jesus:
"Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus". - Mateus 4.4
Jesus nos ensina que a nossa verdadeira satisfação vem da obediência à Palavra de Deus.
2.A segunda TENTAÇÃO(Mateus 4.5-7)
O Diabo usa indevidamente as Escrituras, torcendo o seu significado, como ainda hoje fazem os adeptos de Satanás. Ele faz a exegese do texto errada: Primeiro ele falha em reconhecer o significado figurado do texto e em seguida esquece-se de que a Bíblia interpreta a própria Bíblia.
"Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre a parte mais alta do templo e lhe disse: 'Se és Filho de Deus, jogue-te de aqui para baixo. Pois está escrito: "Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra." ' Jesus respondeu: 'Também está escrito: Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.'" - Mateus 4.5
O diabo usando a própria escritura para tentar Jesus dizendo: "Se tu és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a teu respeito, e eles te sustentarão nas suas mãos para que nunca tropeces em alguma pedra.’"
o diabo está induzindo Jesus a testar a proteção de Deus de maneira imprudente e presunçosa.
Satanás está dizendo se você confia tanto em Deus faça um teste então com Ele, pule daqui de cima e veja se ele vai te salvar mesmo o Diabo queria que Jesus criasse uma situação de perigo só porque Deus havia prometido guardá-lo de todos os perigos para isso chegou até usar uma passagem da Bíblia mas Jesus rebater e dizendo:
"Também está escrito: Não põe à prova o Senhor o seu Deus." ... o diabo usa as escrituras ele pega os versículos da Bíblia e os usam como se fossem uma isca porque sabe que as pessoas aceitam qualquer ensinamento que estiver acompanhado de alguma palavra de Deus.
Mas é preciso tomar muito cuidado porque Satanás pode se disfarçar de anjo de luz e distorcer a palavra de Deus para o seu próprio benefício e perceba que Jesus rebateu dizendo também está escrito ou seja precisamos conhecer verdadeiramente a palavra do Senhor para que não sejamos enganados por algum Versículo fora de contexto, CUIDADO Satanás e astuto e enganador.
8Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o adversário de vocês, ronda como um leão, rugindo e procurando a quem devorar. 9Resistam‑lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. - 1 Pedro 5.8-9
Aplicação: O mundo moderno muitas vezes nos pressiona a buscar a fama, a aprovação e o reconhecimento, muitas vezes à custa da nossa fé e do nosso relacionamento com Deus. A tentação de querer que Deus faça algo incrível para nos validar é uma constante. Porém, Jesus nos ensina que não devemos tentar manipular Deus para que Ele atenda aos nossos desejos. Não se vale da sua posição de Filho para ultrapassar limites, colocando à prova a soberania e bondade de Deus.
Devemos confiar em Sua soberania e agir de maneira fiel, sem buscar espetáculos ou milagres para nos assegurar da Sua presença.
Resposta de Jesus:
"Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor, teu Deus’". - - Mateus 4.7
A verdadeira fé não se baseia em milagres forçados, mas na confiança absoluta na soberania de Deus.
3.A terceira TENTAÇÃO(Mateus 4.8-10)
Satanás não duvida mais de que Jesus seja o Filho de Deus, mas deseja lembrar o grande objetivo de sua vinda ao mundo. "Não vieste para estabelecer domínio? Pois domínio podes ter aqui mesmo, se me adorares".
"Depois, o diabo levou Jesus a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E lhe disse: 'Tudo isso te darei, se prostrares e me adorares.' Então Jesus lhe disse: 'Retira-te, Satanás, porque está escrito: "Adore ao Senhor, seu Deus, e somente a Ele preste culto." - Mateus 4.8-10
O diabo então leva Jesus a um monte muito alto e lhe mostra todos os reinos do mundo e sua glória, dizendo: "Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares."
Aqui, o diabo oferece a Jesus um atalho para o poder(TER), um caminho que parece mais fácil e sem sofrimento. O diabo tenta Jesus a negociar a lealdade a Deus em troca de riquezas e poder temporais. Ele oferece o reino sem a cruz.
O diabo ofereceu tudo que não é dele para comprar Jesus, então se houver um preço que parar você desobedecer a Deus saiba que o diabo vai te oferecer para pagar lo. O diabo oferece atalhos ele oferece o caminho mais fácil até o poder da Vitória, Jesus recusou a proposta pois sabia que antes de reinar ele deveria obedecer até a morte na cruz.
Hoje Satanás leva as igrejas a usar para converter as pessoas usando por exemplo a teologia da prosperidade e os falsos ensinamentos onde o homem é o centro do universo sendo que na verdade o verdadeiro caminho para apresentar Cristo, as pessoas é o evangelho onde ele é o centro então se nós quisermos vencer a nossa batalha espiritual devemos agir exatamente como Cristo agiu confiando em Deus usando as escrituras e Resistindo ao diabo Jesus nunca fez o que ele sabia que não era certo pois estava comprometido a trilhar os caminhos que o Pai tinha para Ele.
"Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês e deixou exemplo para que sigam os seus passos." - 1 Pedro 2.21
Aplicação: O mundo moderno oferece muitas tentações que nos seduzem com promessas de poder, sucesso e riqueza. Somos constantemente tentados a comprometer nossa fé e valores para alcançar esses objetivos. Seja nas redes sociais, no mercado de trabalho ou em relacionamentos, a tentação de colocar o materialismo e o egoísmo acima da devoção a Deus é forte.
Resposta de Jesus:
"Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele servirás’" - Mateus 4.10
Jesus nos ensina que nossa devoção e adoração devem ser exclusivamente dirigidas a Deus, e que os valores do Reino de Deus não são compatíveis com as ofertas do mundo.
CONCLUSÃO
As provações sempre serão uma parte ativa para vida do cristão, pois é através delas é que o cristão tem a possibilidade de crescer espiritualmente. Também é um motivo de medo ao homem, porém, a própria Palavra apresenta uma preciosa promessa em relação às provações.
Como podemos aprender com as tentações de Jesus no deserto?
Em primeiro lugar, elas nos mostram que até o próprio Filho de Deus enfrentou a tentação, e isso nos dá esperança, pois não estamos sozinhos em nossas lutas.
Em segundo lugar, as respostas de Jesus, baseadas nas Escrituras, nos ensinam a viver de maneira fiel a Deus, mesmo diante das tentações que surgem no nosso caminho.
As tentações de Jesus no deserto são lições para a nossa vida cotidiana. Vivemos em um mundo cheio de tentações que nos seduzem com promessas de gratificação imediata, reconhecimento e poder. Mas, como Jesus, somos chamados a confiar em Deus, a não tentar manipulá-Lo e a adorá-Lo exclusivamente.
Em um mundo ocidental tão centrado no materialismo, no egoísmo e na busca por sucesso a qualquer custo, Jesus nos chama a um discipulado fiel e a uma vida em obediência a Sua Palavra. Ele nos ensina que devemos viver não para satisfazer nossos desejos, mas para fazer a vontade de Deus, confiando em Sua soberania.
Que possamos, assim como Jesus, enfrentar as tentações do nosso tempo com firmeza, baseados na Palavra de Deus, e vivendo para a Sua glória.
A GRANDE PERGUNTA A SER FEITA É....
COMO POSSO VENCER A TENTAÇÃO DO DIABO ?
Ter uma vida de oração, jejum e comunhão com Deus.
Ter uma vida Cheio do Espirito Santo
Ter a bíblia no coração na mente e no seus lábios.
17Por essa razão, ele deveria ser semelhante aos seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer expiação pelos pecados do povo. 18Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando foi tentado, é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados. - Hebreus 2.17-18
"Sobre a tentação do inimigo, a questão não é a presença do Diabo mas sim a ausência de Deus." - Hernandes Dias Lopes.
PASTOR EU NAO ESTOU CONSEGUINDO VENCER A TENTAÇÃO ?
EU TE CONVIDO HOJE, A REFLETIR. DEUS TE CHAMA ....
Você não passou no teste, mas Deus quer restaurar a sua Vida, AGORA.....
SE ARREPENDA DE SEUS PECADOS E PRATICA AS PRIMEIRAS OBRAS.
DEUS TE ABENÇOE.

Pastor Daniel Andrade
Pastor Adjunto da IPR
Comments