Uma palavra fora de moda - Sermão de 04/06/2023
- Pastor Sérgio Fernandes
- 3 de jun. de 2023
- 8 min de leitura
Atualizado: 12 de jun. de 2023

De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. 2 Timóteo 2:21
Introdução
Existem palavras que saem de moda e caem em desuso no vocabulário popular.
Por exemplo, antigamente falávamos "caridade", hoje, falamos "amor". A geração da minha mãe falava "quiprocó", hoje, a nossa geração substitui essa palavra por "confusão". A minha geração expressava alegria usando a expressão "supimpa", hoje eu uso "muito bom" ou "top das galáxias".
Palavras entram e saem de moda. Infelizmente, a igreja de Jesus Cristo tem aos poucos deixado uma palavra sair de moda no seu meio: a palavra "santificação".
Uma vez que nos propomos em 2023 vivermos um ano de maturidade espiritual, dedicarmos mais um tempo para tratarmos a respeito da santificação é de vital importância.
Todos os nossos esforços como igreja serão inúteis se nosso engajamento com a missão de Deus não gerar vidas santificadas diante do Pai Celestial.
Nesse mês de junho, refletiremos sobre a necessidade de vivermos vidas consagradas diante de Deus e entenderemos como isso funciona à luz das Sagradas Escrituras. Espero na graça de Cristo que essa jornada nos inspire a vivermos com profundidade na presença do Eterno Senhor.
EVITANDO OS MITOS SOBRE SANTIFICAÇÃO
A igreja brasileira foi fortemente infuenciada pelo moralismo/puritanismo oriundo do movimento pentecostal, algo que deformou muito a sua percepção sobre o que a santificação é. Por isso, muitos cristãos entendem a santificação como uma mudança de hábitos atingida pela adesão a uma cartilha religiosa proposta por sua denominação.
As três grandes igrejas (neo)pentecostais brasileiras disputaram em sua história qual era mais 'santa' baseados nessas 'normas internas' que possuiam. Assembleianos julgavam-se mais santos pelo fato de seus costumes representarem padrões culturais bíblicos. Os famosos crentes "glória" da Congregação Cristã no Brasil julgavam-se mais santos pelo uso do véu pelas mulheres, suas orações de joelho e pela prática do ósculo santo. Membros da Deus é Amor tinham a mesma sensação por proibirem bigodes, roupas na cor vermelha e por seus membros casados terem relações íntimas com a luz apagada.
Essas práticas podem ser identificadas dentro da esfera do ascetismo, a doutrina que ensina que a pureza vem do isolamento do mundo. Na mentalidade de boa parte da cristandade brasileira, isso é santificação. Paulo, contudo, já defendia a inutilidade dessas práticas quando escreveu aos colossenses.
É incrível que com dois mil anos de cristianismo ainda cometemos esse erro básico em nosso discipulado cristão. Leiamos!
Vocês morreram com Cristo, e ele os libertou dos princípios espirituais deste mundo. Então por que continuar a seguir as regras deste mundo, que dizem: "Não mexa! Não prove! Não toque!"? Essas regras não passam de ensinamentos humanos sobre coisas que se deterioram com o uso. Podem até parecer sábias, pois exigem devoção, abnegação e rigorosa disciplina física, mas em nada contribuem para vencer os desejos da natureza pecaminosa. Colossenses 2:20-23
DEFININDO BIBLICAMENTE A SANTIFICAÇÃO
A fé reformada define a santificação como um processo contínuo, no qual o Espírito Santo, por meio da obra redentora de Cristo, transforma gradualmente os crentes à imagem de Deus. É o propósito para o qual os cristãos são eleitos e predestinados!
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Efésios 1:4,5
A santificação é um chamado para viver uma vida consagrada, separada do pecado e dedicada ao serviço do Senhor, buscando a conformidade com a vontade divina em todas as áreas da existência. É o viver para a glória de Deus!
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:15,16
A santificação envolve a renovação da mente, a mortificação do pecado e a produção do fruto do Espírito, à medida que somos capacitados e guiados pelo Espírito Santo em nossa jornada de fé.
Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, o fruto que vocês colhem é para a santificação. E o fim, neste caso, é a vida eterna. Romanos 6:22
A santificação é uma resposta de gratidão à salvação graciosa de Deus e um processo que nos leva à maturidade espiritual e ao testemunho cristão.
Portanto, meus amados, tendo tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus. 2 Coríntios 7:1
Santos, Santificados e glorificados
A santificação é tratada nas Escrituras como um processo gradativo que leva o cristão a conformar-se com à vontade divina. Sendo assim, percebemos que as Escrituras tratam a doutrina em três tempos distintos:
Primeiro, todos os cristãos já são santos no Senhor. Posicionalmente, fomos tirados do reino das trevas e trazidos para o Reino do Filho de Deus, separados por Deus para o seu uso e louvor.
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia. 2 Coríntios 1:1
Segundo, todos os cristãos estão sendo santificados progressivamente enquanto desfrutam dos benefícios da redenção que há em Cristo. Essa obra durará até a vinda de Cristo.
Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; Filipenses 1:6
E, por fim, nossa santificação será completada, quando atingirmos a estatura de varões perfeitos e recebermos um novo corpo não mais sujeito ao pecado e que viverá pelos séculos dos séculos diante de Deus! A Bíblia chama o fim da santificação de glorificação.
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 1 Coríntios 15:52
A Santificação é resultado da renovação da mente
A santificação é o resultado direto da Palavra de Deus semeada no coração do homem. Jesus orou para que os seus servos fossem santificados na verdade das Escrituras (Jo 17.17) e Paulo rogava aos crentes para que eles fossem transformados pela renovação do seu entendimento (Rm 12.1,2).
A Bíblia é a Palavra de Deus e o prumo no qual avançamos na santificação desejosos de honrar aquele que deu sua vida por nós na cruz!
Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocês. Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo. Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês. Romanos 12:1,2
A Santificação nos conduzirá a mortificação do pecado
Pela fé que temos em Jesus (At 26.18), e pela aplicação da Palavra de Deus em nossas vidas (Sl 119.11), passaremos a experimentar à vontade de Deus. Com isso, paulatinamente mortificaremos o pecado que existe em nós, resistindo a sua influência maligna. Esse processo durará toda a nossa vida.
Essa experiência de mortificação é a diferença do crente salvo em Cristo e do cristão nominal. O crente salvo em Cristo deseja se livrar do pecado, para honrar a Deus e empregará todos os seus esforços para crescer na santificação.
O crente nomimal não quer se livrar do pecado, ele quer apenas se livrar do inferno.
Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Romanos 6:11-13
A Santificação formará em nós o caráter de Cristo
A santificação não apenas afasta o cristão do pecado, mas também forma nele o caráter de Cristo. Conforme vamos sendo conduzidos pelo Espírito nos caminhos do Senhor, vamos nos tornando cada vez mais parecidos com Jesus.
Esse aspecto da santificação é chamado na Escritura de fruto do Espírito.
Por isso digo: deixem que o Espírito guie sua vida. Assim, não satisfarão os anseios de sua natureza humana. Gálatas 5:16
Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas! Gálatas 5:22,23
Desse modo, perceba que a santificação bíblica é MUITO MAIS do que separação do mal. Ela envolve a plena consagração a Deus (nosso serviço), o estado de nosso homem interior à luz do evangelho que cremos e recebemos (o fruto do Espírito) e a nossa dedicação em vivermos plenamente a vida abundante prometida por Cristo (viver para a glória de Deus).
conclusão
Embora a santificação seja uma palavra fora de moda no vocabulário de muitos cristãos, ela nunca sairá de moda em uma igreja bíblica que esteja formando discípulos para a maturidade espiritual.
Você se importa com a sua santificação?
Você reconhecerá, como cristão, que está buscando e vivendo a santificação quando:
Deseja ardentemente a Cristo acima de tudo;
Sente pesar pelos seus pecados e luta para vencê-los;
Recorre em oração a Deus para vencer seus pecados e honrá-lo;
Coloca-se a disposição de Deus e da sua obra;
Esforça-se na disciplina da leitura bíblica, da oração, do congregar;
Está crescendo no fruto do Espírito
Santificação não é um tema secundário.
Ele é o objetivo de nossa fé em Cristo, a ponto das Escrituras demonstrarem o triste resultado de uma vida que não buscou, pela fé na redenção que há em Cristo, a sua santificação pessoal.
Esforcem-se para viver em paz com todos e procurem ter uma vida santa, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14
A santificação é a resposta de Deus para o maior problema da raça humana. Um problema chamado pecado.
O pecado faz separação entre os homens e Deus (Is 59.2). Ele nos afasta do propósito divino (Rm 3.23) e o salário cruel que ele paga é a morte (Rm 6.23). Contaminado pelo estigma do pecado, homens e mulheres vivem vidas ímpias e caminham a passos largos para a condenação, rejeitando a Deus e menosprezando o sangue que foi vertido na cruz do Calvário.
Não há expectativa de salvação à parte da fé em Jesus Cristo. Um homem não precisa de novos valores morais, ele precisa de um novo coração que ame a Deus e deseje obedecê-lo sinceramente.
Esse é o mistério do evangelho! O pecado é o defeito do seu coração e somente Cristo pode lhe dar a solução para esse mal!
Cristo morreu na cruz para perdoar os pecados de homens e mulheres que foram destinados à salvação. Ele comprou com o seu sangue aqueles que o Pai escolheu! Libertou-os das garras de Satanás e os acolheu em Si mesmo para serem perdoados por Deus e amados por Ele.
Deus só ama pecadores através de Cristo!
Se você não estiver em Cristo, Deus não te conhece salvificamente!
Por isso, olhe pela fé Nosso Senhor sangrando em seu lugar e se arrependa dos pecados que você cometeu! Cristo salva pecadores e os santifica para que sejam Vasos para sua honra!
Pois é a respeito desse Jesus que se diz: ‘A pedra que vocês, os construtores, rejeitaram se tornou a pedra angular’. Não há salvação em nenhum outro! Não há nenhum outro nome debaixo do céu, em toda a humanidade, por meio do qual devamos ser salvos". Atos 4:11,12
Há esperança para a sua história, na vida santa que Deus promete aos que o obedecem! Sua família, seu casamento, seus projetos, todos vocês ser profundamente mudados e transformados pela redenção que há em Cristo e pela obra santificadora do Espírito!
Onde pensamos não haver jeito, Deus dá um jeito!
Voltar-se para Deus é mais do que livrar-se das chamas do inferno! É reconhecer que somente Ele pode nos dar perdão e um significado verdadeiro para a vida que vivemos desse lado da eternidade!
Renda-se nessa manhã! Receba a graça de Cristo!
O Deus Santo deseja santificar você!

Pastor Sérgio Fernandes
Pastor Titular da IPR
コメント