top of page

A Busca dos Sábios pelo Messias- 16/02/25

Atualizado: 25 de mar.


 

Texto: Mateus 2.1-12

 

Ao longo da história, muitos buscaram compreender quem é Jesus. Sua vida, ensinamentos e obras desafiaram e transformaram aqueles que O encontraram. Um exemplo marcante dessa busca é a jornada dos sábios do Oriente, que viajaram guiados por uma estrela até encontrarem o Rei dos reis. Sua caminhada não foi apenas uma expedição, mas um ato de fé e reconhecimento da grandeza de Cristo.


Mateus 2:2 - relata as palavras dos sábios ao chegarem a Jerusalém: “Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo.” Eles não apenas reconheceram Jesus como o Messias, mas também O adoraram e Lhe ofereceram presentes.


Assim como aqueles sábios, somos chamados a buscar Jesus, a manter a nossa fé Nele e a reconhecer Sua importância em nossas vidas.

 

1)      A Busca Por Jesus


Jesus nos deixa um exemplo de “busca” em Mc 1.35(De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.)Lc 19.3,4(Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão.Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Vemos Zaqueu “curioso” para saber quem era Jesus! Nesse ano de 2025, vamos estudar a vida de Jesus de maneira detalhada e eu te pergunto:  Está curioso? Como está seu coração? Os Sábios do Oriente, quando viram a estrela, andaram centenas de quilômetros para adora – lo.

 

2)     Os desafios de uma jornada de Fé

 

Quais seriam os desafios que os sábios do Oriente tiveram que enfrentar nessa busca para encontrar Jesus? Como eles vieram do Oriente, alguns estudiosos, dizem que eles podem ter saído da Região do Iraque, Irã ou Arábia. A Palavra não traz o lugar exato dos Sábios, porém uma coisa é fato, andaram centenas de quilômetros, enfrentaram desertos, montanhas, mudanças climáticas, animais selvagens da época e também ladrões. Nenhum destes desafios impediram de encontrarem Jesus

A mulher do fluxo de sangue (Mc 5 25-34), estava a 12 anos com uma hemorragia contínua, então ela estava fraca fisicamente, emocionalmente debilita, com a esperança no chão e financeiramente quebrada. Mas nada disso impediu que essa mulher, enfrentasse a multidão, tocasse em Jesus e fosse curada

 

3)     Os Planos de Deus


Os planos de Deus exigem de nós Confiança e Paciência. Quando chegaram na cidade, eles não sabiam onde estava Jesus (Mt 2.2 - e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".)

Os Sábios precisaram buscar mais informações, fazer perguntas e continuar a jornada mesmo sem todas as respostas.

Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Gn 12.1

Dificilmente, ou que sabe nunca, Deus vai falar de seus planos de maneira completa para nós, e isso não deve ser motivo para desistirmos e sim para acreditarmos na soberana vontade de Deus e tudo isso vai gerar em nós frutos para a glória de Deus.

 

4)     O risco de perguntar às pessoas erradas


Quando os magos chegaram a Jerusalém, perguntaram:

“Onde está aquele que é nascido Rei dos judeus? Pois do Oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.” (Mateus 2:2)

A intenção deles era legítima: buscar a verdade sobre Jesus. Mas, sem saber, acabaram perguntando no lugar errado — ao rei Herodes.

Gn 37. 5-9 – José contou seus sonhos e seus irmãos passaram a odiá-lo, precisamos ter cuidado quando buscamos orientação.

Quando precisar perguntar algo, ou precisar de uma direção, busque primeiramente Nele. Jo 14.6 (Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.)

 

5)     Os Presentes

 

Ouro – Realeza

O ouro simboliza a realeza de Jesus. O presente de ouro é adequado para um Rei, destacando o reconhecimento de Jesus como o Rei dos reis. Essa oferta também pode ser interpretada como uma referência à linhagem de Jesus, descendente do rei Davi.

Apocalipse 19:16 – "E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores."

 

Incenso – Adoração

O incenso era usado nas práticas religiosas e nas cerimônias de adoração a Deus. Isso revela que os sábios reconheceram Jesus como Deus e Sumo Sacerdote, aquele que intercederia entre Deus e os homens. No Antigo Testamento, o incenso era usado no tabernáculo e no templo durante os rituais de adoração a Deus.

O sumo sacerdote e os sacerdotes queimavam incenso todos os dias no altar de ouro, que ficava no Lugar Santo, diante do véu que separava o Santo dos Santos.Êxodo 30:7-8 – "E Arão queimará sobre ele o incenso aromático; cada manhã, quando preparar as lâmpadas, o queimará. E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde, o queimará; incenso perpétuo perante o Senhor pelas vossas gerações."

Hb 7.24-26 – Sumo Sacerdote Perfeito

mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente. Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles. É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

 

Mirra – O Sacrifício

A mirra era uma resina perfumada usada em unguentos de embalsamamento e preparação de corpos para o sepultamento. Este presente aponta para o sofrimento e a morte de Jesus, simbolizando o sacrifício que Ele faria para a salvação da humanidade. A mirra profetizava a morte de Jesus na cruz.

Marcos 15:23 – "Deram-lhe a beber vinho com mirra, mas ele não tomou." (A mirra misturada ao vinho era usada como anestésico para aliviar a dor, mas Jesus recusou, aceitando sofrer plenamente pelo pecado da humanidade.)

João 19:39-40 – "E foi também Nicodemos [...] levando quase cem libras de um composto de mirra e aloés. Tomaram, pois, o corpo de Jesus, e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer na preparação para o sepulcro."

Isaías 53:5 – "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."

 

Conclusão

A visita dos Sábios do Oriente ao menino Jesus não foi apenas um encontro casual, mas o cumprimento de um propósito divino. Esses sábios do Oriente viajaram uma longa distância, guiados por uma estrela, em busca do Rei prometido. Sua jornada simboliza a busca da humanidade por Deus e o reconhecimento de que Jesus não era um rei comum, mas o Salvador do mundo.

Posts Relacionados

Ver tudo
O Chamado de Mateus 13/04/2025

Introdução Texto: Mt 9.9-13/Mc 2.13-17/Lc 5.27-32 No texto que fala do chamado de Mateus, Jesus faz algo profundamente impactante: Ele...

 
 
 
Pare e Pense-12/01/25

INTRODUÇÃO Mesmo os mais fiéis a Deus ocasionalmente precisam parar e pensar sobre a direção de suas vidas. É tão fácil passar de uma...

 
 
 

Comentários


bottom of page