O Chamado de Mateus 13/04/2025
- Emerson Bomfim
- 9 de abr.
- 5 min de leitura
Atualizado: 15 de abr.
Introdução
Texto: Mt 9.9-13/Mc 2.13-17/Lc 5.27-32
No texto que fala do chamado de Mateus, Jesus faz algo profundamente impactante: Ele chama um judeu que trabalhava coletando impostos para o Império Romano, um regime que dominava e oprimia Israel na época. Mateus, devido a sua função, era visto por muitos como corrupto e traidor de sua própria nação. Enquanto muitos o condenavam, Jesus o libertava. Depois Jesus se senta à mesa com Mateus e com outros considerados pecadores, corruptos e marginalizados. Para alguns, Jesus estava se contaminando, mas na realidade, Jesus estava transformando vidas. Essa cena extraordinária revela o compromisso de Cristo em buscar aqueles que, mesmo “excluídos”, estão dispostos a uma verdadeira transformação e a trilhar um novo caminho. Esse texto mostra que Jesus veio buscar aqueles que estão doentes, caídos no pecado e lhes oferece Redenção (Em sua essência, redenção significa o ato de resgatar ou libertar alguém de uma situação difícil, de dívida ou de escravidão, pagando um preço ou cumprindo uma condição).
1)E o Seguiu
Mt 9.9 - Enquanto Jesus caminhava, viu um homem chamado Mateus sentado onde se coletavam impostos. "Siga-me", disse-lhe Jesus, e Mateus se levantou e o seguiu.
Mc 2.13,14 - Em seguida, Jesus saiu outra vez para a beira do mar e ensinou as multidões que vinham até ele.14 Enquanto caminhava por ali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no lugar onde se coletavam os impostos. "Siga-me", disse-lhe Jesus, e Levi se levantou e o seguiu.
Lc 5.27,28 - E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me.28 E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu.
Mateus - Significa Dádiva de Deus
Mateus provavelmente já tinha ouvido falar de Jesus e quem sabe até visto Ele, pois estavam na mesma região que era Cafarnaum. Os discípulos quando foram chamados para seguir Jesus, já tinham algum conhecimento.
Jo 1.35-42 - 35 No dia seguinte, João estava novamente com dois de seus discípulos.36 Quando viu Jesus passar, olhou para ele e declarou: "Vejam! É o Cordeiro de Deus!".37 Ao ouvirem isso, os dois discípulos de João seguiram Jesus.38 Jesus olhou em volta e viu que o seguiam. "O que vocês querem?", perguntou. Eles responderam: "Rabi (que significa ‘Mestre’), onde o senhor está hospedado?".39 "Venham e vejam", disse ele. Eram cerca de quatro horas da tarde quando o acompanharam até o lugar onde Jesus estava hospedado, e passaram o resto do dia com ele.40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram o que João tinha dito e seguiram Jesus.41 André foi procurar seu irmão, Simão, e lhe disse: "Encontramos o Messias (isto é, o Cristo)".42 Então André levou Simão para conhecer Jesus. Olhando para ele, Jesus disse: "Você é Simão, filho de João, mas será chamado Cefas (isto é, Pedro)".
Primeiro tiveram algum tipo de contato esporádico com Jesus, algo num primeiro momento sem compromisso, se tantas exigências. Porém mais a frente se tornou algo sério, se tornou a prioridade das vidas daqueles discípulos, como estava acontecendo para Mateus. Às vezes estamos caminhando com Jesus de maneira “esporádica”, se envolvendo minimamente, desfrutando do Reino, de maneira mínima, porém Jesus quer ALGO SÉRIO E PROFUNDO.
Na mesa com Jesus
Mt 9.10 - E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.
Mc 2.15 - E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido.
Lc 5.29 - E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma grande multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa.
O sentar à mesa, para nós nos dias de hoje, não traz tanto significado, devido a correria, está resumido naquele domingo, onde a família almoça junto de vez enquando. Porém o sentar à mesa na época de Jesus era diferente, era poderoso.
A Última Ceia:
Texto: Lucas 22:14-20
Esse foi um dos momentos mais significativos, onde Jesus compartilhou o pão e o vinho com Seus discípulos, simbolizando Seu corpo e sangue. Ele instituiu a Ceia, mostrando que a mesa era também um lugar de comunhão espiritual e aliança.
Multiplicação dos pães e peixes:
Texto: Mateus 14:13-21, João 6:1-14.
Durante essa refeição, Jesus não apenas supriu as necessidades físicas de uma multidão, mas também revelou o poder de Deus e ensinou sobre a generosidade e a providência divina.(Momento mesa)
Jesus a beira da praia:
Texto: João 21:9-14.
Após Sua ressurreição, Jesus compartilhou uma refeição simples de pão e peixe com os discípulos, reafirmando Sua comunhão com eles e restaurando a relação com Pedro.(Momento mesa)
O jantar com Simão, o fariseu:
texto: Lucas 7:36-50.
Durante este jantar, Jesus acolhe uma mulher considerada pecadora que unge Seus pés com perfume. Ele ensina sobre o perdão, afirmando que quem é muito perdoado, ama muito.
Jesus na casa de Marta, Maria e Lázaro:
Texto: Lucas 10:38-42 e João 12:1-3.
Aqui, Jesus destaca a importância de priorizar a comunhão com Ele acima das distrações diárias. Maria escolheu ouvir Seus ensinamentos enquanto Marta estava ocupada com os preparativos.
Sentar-se à mesa era um momento de comunhão e partilha, representando união e aceitação. Jesus frequentemente usava a mesa como um espaço para ensinar lições espirituais e demonstrar o amor de Deus. A mesa era um lugar onde barreiras sociais e culturais eram quebradas. Jesus se sentava com pecadores, cobradores de impostos e marginalizados. Na cultura judaica, compartilhar uma refeição era um ato de hospitalidade e respeito. Era comum oferecer alimentos e bebidas aos viajantes como forma de acolhimento. Além disso, as refeições em grupo eram momentos de celebração e fortalecimento de laços familiares e comunitários. Se você tem “corrido” de sentar, é hora de pensar e mudar de atitude.
Eu vim para os doentes
Mt 9.11,12,13
Quando os fariseus viram isso, perguntaram aos discípulos: "Por que o seu mestre come com cobradores de impostos e pecadores?".12 Jesus ouviu o que disseram e respondeu: "As pessoas saudáveis não precisam de médico, mas sim os doentes".13 E acrescentou: "Agora vão e aprendam o significado desta passagem das Escrituras: ‘Quero que demonstrem misericórdia, e não que ofereçam sacrifícios’. Pois não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores".
Mc 2.16,17
Quando alguns fariseus, mestres da lei, viram Jesus comer com cobradores de impostos e outros pecadores, perguntaram a seus discípulos: "Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?". 17 Ao ouvir isso, Jesus lhes disse: "As pessoas saudáveis não precisam de médico, mas sim os doentes. Não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores".
Lc 5.30,31,32
mas os fariseus e mestres da lei se queixaram aos discípulos: "Por que vocês comem e bebem com cobradores de impostos e pecadores?".31 Jesus lhes respondeu: "As pessoas saudáveis não precisam de médico, mas sim os doentes.32 Não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores, para que se arrependam".
Os Fariseus eram grandes observadores da Lei e aquilo que Jesus fazia, lhes causava escândalo, os Fariseus estavam preocupados com sua aparência de santidade, com o seus status diante do povo, só queriam popularidade. Num primeiro momento tentaram semear algum tipo de desconfiança no coração dos discípulos. Falando: “Teu líder come com pecadores?”, mas não surtiu efeito. O mais interessante nessa passagem, é que Jesus nos mostra, que devemos pregar as Boas Novas, não somente aqueles que são de moral e comportamento elevado, aos que tem bons salários, aos diplomados, mas sim, aos corruptos, pobres, aos condenados pela “opinião”.
Conclusão
Quem sabe a tua fama é ruim como a de Mateus, corrupto e traidor, ou talvez seja até pior. Porém Jesus já pagou o resgate, ele tem poder para tirar você dessa vida e transforma – lo em um discípulo.
Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. Ef 1.7,8
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