top of page

A Idolatria do Bem - 18/08/2024

Atualizado: 22 de set. de 2024




Introdução

Sim, eles conheciam algo sobre Deus, mas não o adoraram nem lhe agradeceram. Em vez disso, começaram a inventar ideias tolas e, com isso, sua mente ficou obscurecida e confusa.22 Dizendo-se sábios, tornaram-se tolos.23 Trocaram a grandeza do Deus imortal por imagens de seres humanos mortais, bem como de aves, animais e répteis. Por isso, Deus os entregou aos desejos pecaminosos de seu coração. Como resultado, praticaram entre si coisas desprezíveis e degradantes com o próprio corpo.25 Trocaram a verdade sobre Deus pela mentira. Desse modo, adoraram e serviram coisas que Deus criou, em lugar do Criador, que é digno de louvor eterno! Amém.Rm1.21-25

“Idolatria é confiar nas coisas criadas, e não no Criador, para nossa esperança e felicidade, relevância e segurança.”

 

Como se desviaram depressa do caminho que eu lhes havia ordenado! Derreteram ouro e fizeram um bezerro, curvaram-se diante dele e lhe ofereceram sacrifícios. Dizem: ‘Ó Israel, estes são os seus deuses que o tiraram da terra do Egito!’".Ex 32.8


Para falarmos sobre idolatria, precisamos falar sobre está passagem, onde Israel, mesmo depois de ver Deus abrir o mar vermelho, em apenas 40 dias, já queriam adorar outros deuses, tudo isso mostrou a falta de fé e obediência de Israel e o resultado foram 3.000 mortes.

 

Se existe um pecado que mais vemos na Palavra de Deus, é a idolatria, Israel caia nesse pecado constantemente. E nos dias de hoje talvez achamos que estamos distantes desse erro, pois é um idolatra aquele que “adora” imagens ou estátuas, como Israel “adorou” o Bezerro de Ouro. Porém a idolatria vai muita além dessa ideia, idolatria é quando confiamos mais nas coisas criadas que no criador, é quando direcionamos mais amor, para algo criado, do que para o criador, então pode ser: Seu time, filho, amigos, esposa(o), e a lista pode ser extensa. Oremos e vigiemos para que não venhamos cair nesse erro.


Os Bezerros de Ouro de nossa Atualidade
 
1)Esportes

“Louvor incessante, canções apaixonadas, desejo de vencer, unidade de espírito, adoração direcionada, lamento pelas falhas, lotação máxima, e tudo em um lindo santuário”. Isso pode soar como um culto religioso, mas é dentro de um estádio, com uma torcida apaixonada ou idolatra.

Praticar esportes e torcer pelo time favorito não é necessariamente um problema. Porém, como tudo na vida cristã, devemos aprender a administrar com sabedoria. No entanto, nos tornamos mundanos em nossos pensamentos e atitudes. João nos diz: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo” (1 João 2.15). Isso não significa que não podemos amar uma bela paisagem ou uma boa refeição, mas que precisamos ter cuidado para não amarmos mais as coisas criadas em vez do Criador. No mundo estão “a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida” (1 João 2.16).

 

2)Trabalho

O trabalho é algo bom e recompensador, Deus o criou. Mas, como tudo na vida, ele tende a se tornar um ídolo no momento em que deixamos que se torne o centro de nossas vidas. Isso ocorre de forma gradativa e inconsciente. É claro que ninguém planeja tornar o trabalho o centro de sua vida, mas quando ele passa tomar cada vez mais do nosso tempo e de nossas aspirações, ele se torna a fonte principal do nosso prazer e contentamento. Embora me alertassem, eu não admitia estar trabalhando demais, para mim tudo estava sob controle. Eu jamais seria capaz de ser “esse tipo de pessoa” viciada em trabalho, afinal, meu sonho era cuidar de um lar, marido e filhos, não havia nenhum risco para mim. Ledo engano.


 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá”? (Jeremias 17.9)

Com o tempo comecei a notar que, meu prazer no trabalho era maior do que meu deleite no descanso. Eu precisava produzir freneticamente, me sentia incomodada ao descansar, e mesmo quando tentava, não conseguia. Eu precisava estar o tempo todo resolvendo coisas para alimentar aquela sensação de produtividade, de ter tudo sob o meu controle.


Ser workaholic refere-se a um padrão de comportamento obsessivo em relação ao trabalho. Uma pessoa workaholic tem uma compulsão extrema para trabalhar, muitas vezes sacrificando outros aspectos da vida, como relacionamentos pessoais, saúde e lazer, em prol da carreira ou do trabalho

Características

1 - Dificuldade em Desligar

2 - Longas Horas de Trabalho

3 - Perfeccionismo Excessivo


3)Mídias sociais e Vídeo Game (Entretenimento)

As mídias sociais e os videogames são os objetos de desejo mais recentes, mas podem ser tão desgastantes que as escolas de ensino fundamental já estão patrocinando semanas em que as crianças se desconectam voluntariamente das telas por todo um período. As mídias sociais têm poder através de sua promessa de conexão social e de estar “on” em vez de “off”. Os videogames oferecem algum poder social e uma oportunidade de passar mais tempo em um universo alternativo. Tanto as mídias sociais como os videogames trazem estimulação neurológica ao cérebro que excede o que pode ser experimentado em uma conversa comum ou em um bom livro.

Embora o coração humano desenfreado esteja sempre gritando: “Eu quero” e “eu quero mais”, os vícios são mais proeminentes em algumas culturas do que em outras. O tempo de lazer é uma oportunidade. Neste cenário, os vícios irão florescer e se multiplicar.

 

4)Os ídolos religiosos da atualidade

O povo de Israel adorava imagens, levantava postes-ídolos, altares, entre outras coisas. Nos tempos atuais adoramos pessoas. Cantores, pregadores, confiamos mais nas mensagens que saem da boca deles, do que na Palavra de Deus. Levantamos altares para essas pessoas quando tratamos como artistas, saímos da esfera da admiração e nos comportamos como fãs, queremos fotos, e até autógrafos. Idolatramos conceitos, acreditamos mais na oração feita no monte, do na oração feita em secreto em nosso quarto, confiamos mais nos cultos de milagres, campanhas, avivamentos, libertação e por ai vai, do que numa vida devocional a Deus. Centralizamos o culto em nós. Cultos voltados para nós.

"..estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si" Ez 14:3.


5)Como vencer a idolatria - Conclusão

 

4 Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

5 Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Dt 6.4-5

 

Para vencer a idolatria, você não precisa deixar de amar, seu time, filho, esposa ou amigos. Para vencer a idolatria você precisa amar mais a Deus, Ele deve estar no centro da sua vida.

Posts Relacionados

Ver tudo
O Elogio Mt 11.2-30 e Lc 7.18-30

1) João Batista e o Contexto da Época João Batista foi um profeta escolhido para preparar o caminho para o Messias . Isaías 40:3(Ouçam!...

 
 
 
O Chamado de Mateus 13/04/2025

Introdução Texto: Mt 9.9-13/Mc 2.13-17/Lc 5.27-32 No texto que fala do chamado de Mateus, Jesus faz algo profundamente impactante: Ele...

 
 
 

Comments


bottom of page