As advertências do Evangelho - Sermão de 26/02/2023
- Pastor Sérgio Fernandes
- 26 de fev. de 2023
- 9 min de leitura
Atualizado: 27 de fev. de 2023

Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; Hebreus 2:1-3
Introdução
Essa é a quarta mensagem da série "O Evangelho da Graça". Você pode conferir as anteriores nos links abaixo:
Neste mês, dedicamos um tempo precioso para refletirmos a respeito do evangelho da graça de Deus. Certamente, foram semanas impactantes e que nos instruíram a respeito daquilo que Deus fez para nos resgatar da condenação e nos tornar filhos amados por Ele.
Martinho Lutero afirmou que o evangelho é o tesouro da igreja. O que legitima que uma comunidade local é, de fato, a Igreja de Jesus é a proclamação fiel do evangelho da graça.
Por isso, a nossa preocupação enquanto igreja local é o de preservar essa mensagem e torná-la não apenas uma proclamação esperançosa que fazemos, mas também, o padrão ético que assumimos como comunidade de fiéis.
O pastor Ricardo Agreste fez uma importante declaração sobre o tema: ele afirmou o seguinte: "se tem música, mas não tem o evangelho, é show. Se tem ação social, mas não tem o evangelho, é ONG. Se tem um ambiente agradável, mas não tem o evangelho, é um clube".
Se uma igreja perder o evangelho, ela se perde do próprio Salvador.
A Bíblia não minimiza as advertências a respeito da posiçao do homem diante do evangelho. Esse é o assunto que desejo discorrer com vocês nesta manhã.
Advertência sobre não crer no evangelho
Deus promete no evangelho perdoar os pecados, justificar e acolher em Sua família todo pecador arrependido que crer em Jesus Cristo (Rm 3.23-26). Essa é a melhor notícia já contada!
Mas ela possui um contraponto: se há promessa sobre salvar os que crêem, qual o destino daqueles que não crêem no evangelho?
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:15,16
Por mais difícil que seja fazer essa afirmação, ela é necessária se desejamos sinceramente sermos uma igreja bíblica: fora de Cristo não há esperança alguma de salvação.
A condenação se trata do justo juízo de Deus destinado a cada pecador não arrependido dos seus pecados. Deus não tolera o mal! Deus odeia tanto o pecado quanto aqueles que o praticam deliberadamente e sem arrependimento.
Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade. Salmos 5:5
A boa notícia do evangelho nos mostra o amor do Pai Celestial na mesma proporção que revela a sua ira contra a rebeldia do coração humano.
As excusas naturais que o homem faz ao evangelho são irrelevantes para o Criador do mundo:
Eu não concordo com o cristianismo;
Eu não acredito que a Bíblia seja Palavra de Deus;
Eu não creio em Jesus;
Eu não acho que a Igreja é um bom lugar;
A Igreja é cheia de hipócritas;
Ainda não achei a igreja perfeita;
Todas essas desculpas podem ser traduzidas por uma única afirmação:
Eu prefiro ficar confortável com minha vida de pecados e ignorar a minha responsabilidade pessoal diante de Deus
Jesus nos alertou sobre os riscos de não crermos no evangelho.
O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz cair no pecado e todos os que praticam o mal. Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. Mateus 13:41-42
Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder. 2 Tessalonicenses 1:9
"Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos. Mateus 25:41
Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos - o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte". Apocalipse 21:8
A boa notícia de salvação custou todo o sangue de Jesus Cristo. Não podemos brincar com aquilo que fez o Filho de Deus sofrer. Precisamos nos arrepender sinceramente e crer no evangelho de todo o coração!
Advertência sobre SEGUIR OUTRO EVANGELHO
Uma das advertências, como vimos, é a de não crermos no evangelho. Mas existe outra, que é bastante perigosa: seguirmos um "outro evangelho". Paulo alerta sobre esse risco escrevendo aos Gálatas.
Estou muito surpreso em ver que vocês estão passando tão depressa daquele que os chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual, na verdade, não é outro. Porém, há alguns que estão perturbando vocês e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu pregue a vocês um evangelho diferente daquele que temos pregado, que esse seja anátema. Gálatas 1:6-8
O assunto é tão sério que Paulo dedicou toda a epístola aos Gálatas para tratar do tema. Colossenses e Judas também são epístolas escritas com a mesma finalidade.
Como aprendemos nas reflexões anteriores, o evangelho é a boa notícia da presença histórica de Deus em nosso mundo e a doutrina derivada da obra realizada por Jesus.
Desde os primórdios da igreja, Satanás tentou perverter de todos os modos essa boa notícia de salvação.
Por toda a história, movimentos contraditórios e falsas doutrinas surgiram no meio do povo cristão, tentando macular a pureza de nossa doutrina. O conselho de Paulo é autoritativo, é Palavra de Deus e muito atual: se alguém anuncia outro evangelho, que esse seja anátema.
A palavra 'anátema' significa "amaldiçoado".
Qualquer comunidade cristã que deixa o 'evangelho bíblico' para seguir 'outros evangelhos' coloca-se em oposição ao Espírito de Cristo e ao próprio Deus. Comunidades que subsittuem o evangelho por outras mensagens são biblicamente reconhecidas como amaldiçoadas.
Falamos isso com temor e com responsabilidade diante de Deus.
Ó gálatas insensatos! Quem foi que os enfeitiçou? Não foi diante dos olhos de vocês que Jesus Cristo foi exposto como crucificado? Quero apenas saber isto: vocês receberam o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado no Espírito, agora querem se aperfeiçoar na carne? Gálatas 3:1-3
Exemplos de outros evangelhos
O Brasil é inundado pela teologia da prosperidade e da confissão positiva. Se você já ouviu 'cristãos' decretando vitórias, falando que dores e sofrimentos são resultados de pecados e que o povo de Deus deve obrigatoriamente prosperar financeiramente, você já teve contato com essa forma de doutrina. A teologia da prosperidade é outro evangelho.
O misticismo religioso introduzido por muitas igrejas pentecostais e neopentecostais é também um exemplo de "um outro evangelho". Quantas pessoas foram feridas pelos excessos de comunidades onde a mensagem da cruz foi substituída por revelações, profecias e doutrinas de homens. Como ex-pentecostal, falo com propriedade: levei muitos anos para me purificar dos abusos religiosos que recebi no começo de minha vida com Cristo. Hoje, sou grato a Deus por poder viver livre desses excessos!
Qualquer igreja que anuncie salvação pelas obras está proclamando um outro evangelho!
O mormonismo, muito presente no Brasil, tem o seu livro sagrado chamado de "outro evangelho de Jesus Cristo". Ainda que eles tenham aparência de cristãos, suas doutrinas são verdadeiras aberrações à luz do cristianismo bíblico.
O adventismo do sétimo dia, da mesma forma, embora encante muitos cristãos desavisados com sua boa música e programas de televisão é uma seita perigosa e que se afastou perigosamente do cristianismo histórico, a ponto de considerarem os livros escritos pela sua fundadora tão inspirados quanto a Bíblia Sagrada.
A teologia coach, que está crescendo assustadoramente entre jovens cristãos do Brasil, é uma derivação da teologia da prosperidade ainda mais antropocêntrica. Os que seguem essa forma de religião reconhecem que Deus simplesmente deseja dar ao homem um propósito de vida. Para eles, o homem é o centro do evangelho, o ponto fraco de Jesus. Essa forma de religião é uma afronta à todos que derramaram seu sangue para preservar a boa notícia que anunciamos.
Irmãos, venho lembrar-lhes o evangelho que anunciei a vocês, o qual vocês receberam e no qual continuam firmes. Por meio dele vocês também são salvos, se retiverem a palavra assim tal como a preguei a vocês, a menos que tenham crido em vão. 1 Coríntios 15:1,2
Um exemplo bíblico sobre a necessidade de termos precisão nos temas abordados no evangelho é o de Apolo. A Bíblia afirma que era instruído no caminho do Senhor e fervoroso de espírito, mas quando Priscila e Áquila ouviram sua pregação, o levaram consigo para lhe declarar com mais precisão o caminho do Senhor.
O casal esforçou-se para que Apolo não estivesse seguindo "outro evangelho".
Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Aqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus. Atos 18:25,26
Advertência sobre abandonar o EVANGELHO
A última advertência a respeito do evangelho é o risco de abandoná-lo. Todos nós reconhecemos a quantidade imensa de pessoas que começaram conosco e hoje não seguem mais as pisadas do Mestre.
É um cenário triste e desolador.
Há entre os que se afastaram do evangelho e da comunidade cristã três grupos distintos de pessoas, os quais enumero abaixo:
Há pecadores eleitos que se afastaram por fraqueza da carne. Deus os trará de volta no tempo oportuno.
Há aqueles que se afastaram porque ainda não tiveram uma experiência genuína de conversão, o que pode acontecer se Deus graciosamente os chamar.
E há também aqueles que andaram com o povo de Deus e não apenas se afastaram, mas apostataram da fé.
A apostasia é um risco real.
É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, se tornaram participantes do Espírito Santo, provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à zombaria. Hebreus 6:4-6
A apostasia é um problema diferente de seguir "outro evangelho". Aqueles que seguem "outro evangelho" estão vivendo no erro doutrinário, precisam se arrepender dele, mas ainda conservam no coração sentimentos e aspirações religiosas.
A apostasia, contudo, é a negação do evangelho e do próprio Deus.
O apóstata olha para a cruz e não vê salvação;
Olha para o Filho de Deus e não mais o reconhece como tal;
Olha para a Palavra de Deus e a trata como um livro qualquer;
Olha para si mesmo e não se enxerga mais como um pecador que precisa de perdão;
O apóstata trata com desprezo Deus, a Igreja e os cristãos;
Biblicamente, a apostasia é o último degrau da queda de um homem;
Obviamente, um cristão eleito nunca chegará ao ponto de apostatar. Deus persevera na vida daqueles que Ele escolheu para salvação.
O autor aos Hebreus reconhece essa impossibilidade no mesmo capítulo onde apresenta o risco da apostasia.
Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos. Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis. Hebreus 6:9,10
A apostasia pode se tornar o resultado desastroso daqueles que caminham nas comunidades cristãs sem terem tido uma verdadeira experiência de conversão. São pessoas que fizeram parte da igreja local mas nunca fizeram parte do Corpo de Cristo.
Cada membro de uma comunidade cristã deve avaliar sinceramente se já experimentou a conversão. Podemos ser membros de igrejas locais sem sermos membros do corpo de Cristo.
Filhinhos, esta é a última hora. E, como vocês ouviram que o anticristo vem, também agora muitos anticristos têm surgido; por isso sabemos que é a última hora. Eles saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos. Porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos. 1 João 2:18,19
Por isso, devemos confirmar nossa eleição, procurando crescer diariamente na graça de Jesus Cristo.
Por isso, irmãos, procurem, com empenho cada vez maior, confirmar a vocação e a eleição de vocês; porque, fazendo assim, vocês jamais tropeçarão. 2 Pedro 1:10
CONCLUSÃO
As advertências do evangelho devem despertar em nós um maior comprometimento com a igreja e com a missão de Deus.
Devemos sinceramente nos apegarmos com mais firmeza a nossa fé e nos comprometermos em levar essa mensagem a todos que Deus colocar em nosso caminho.
Devemos conduzir as pessoas a crerem no evangelho para que sejam salvas dos seus pecados e experimentem a dádiva da vida eterna;
Devemos cuidar de nós mesmos e de nossa igreja local para não perdermos o evangelho, substituindo-o por outra forma de mensagem ou de culto;
Devemos nos esforçar para não apostatarmos da fé e não deixarmos que nossos irmãos percam fatalmente a sua esperança de salvação substituindo o evangelho por outra forma de religião.
Perceba que o evangelho nos convida a termos esse olhar missional e de compaixão, que nos leva a nos preocuparmos sinceramente com a posição de cada ser humano diante de Deus.
Cristãos não podem ficar indiferentes ao destino eterno das pessoas!
Por isso:
1. Todos nós devemos nos importar com a vida espiritual de nossos irmãos.
Meus irmãos, se alguém entre vocês se desviar da verdade, e alguém o converter, saibam que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá uma multidão de pecados. Tiago 5:19,20
2. Todos nós devemos levar a maior parte das pessoas que pudermos à fé em Jesus e a um autêntico discipulado cristão.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos. Mateus 28:19,20
3. Todos nós devemos batalhar arduamente para não perdermos o evangelho, antes, batalharmos pela fé que uma vez nos foi dada!
Amados, quando eu me empenhava para escrever-lhes a respeito da salvação que temos em comum, senti que era necessário corresponder-me com vocês, para exortá-los a lutar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Judas 1:3
Se desejamos ardentemente crescermos na maturidade cristã, devemos levar a sério o evangelho e o Deus a quem Ele nos apresenta.
Você está disposto a batalhar por essa verdade?

Pastor Sérgio Fernandes
Pastor Titular da IPR
コメント