top of page

Sobrevivendo ao secularismo



O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. Provérbios 1:7


Introdução


Acredito que, de todas as mensagens da série "Sobreviver", essa seja a mais importante de todas. Digo isto pela urgência de defender nossa fé ao constante secularismo que vem assolando a sociedade e, cada dia mais, tem se infiltrado na igreja, tentando perverter a pureza de nossa fé, substituindo os temas centrais do cristianismo por "um outro evangelho", nascido nas trevas e ineficaz para salvar os seus ouvintes.


Para refletir sobre o tema, farei uso dos conselhos dados por Paulo a Timóteo na sua segunda epístola, fazendo um diagnóstico dos últimos dias, o tipo de postura que o apóstolo elogiou em seu discípulo e, por fim, o antídoto eficaz para resgatar a essência da fé cristã e a verdade revelada nas Escrituras. Que essa mensagem traga edificação e alegria espiritual ao seu coração.



um diagnóstico dos últimos dias, nas palavras de paulo



Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes. 2 Timóteo 3:1-5

O diagnóstico de Paulo a respeito do tempo do fim começa com um solene aviso de um período dificultoso para a comunidade cristã, a qual ele chama de "últimos dias". Essa expressão se refere em todo o Novo Testamento com o período entre a primeira e a segunda vinda de Cristo, como um retrato da sociedade vivendo de modo desgovernado por sua depravação. A marca destes últimos dias é a forma como a sociedade abraça o secularismo como ideologia de vida e essa influência maligna passa a contaminar os membros da igreja de Cristo.


Secularismo é uma ideologia que pretende extirpar a religião do estilo de vida, do debate social e dos valores éticos e morais que regem o funcionamento da sociedade. O avanço dele provocou o fechamento de centenas de igrejas na Europa e os primeiros sinais dele começam a aparecer no Brasil, levando milhares de jovens criados na fé cristã (mas sem terem experimentado o novo nascimento de fato) a substituirem a fé por ideologias diversas, paganismos e outras formas de valores e de crenças.


O secularismo ganha terreno sempre que a igreja abandona a mensagem suficiente do evangelho, tentando parecer menos escandalosa aos olhares do mundo. Ao diminuir o valor da mensagem revelada do evangelho (e a sua autoridade de verdade absoluta), a igreja permite que outras formas de crença e cosmovisão ganhem o coração de seus membros menos maduros, levando muitos a apostasia e fracasso espiritual.


o retrato dos homens dos últimos dias


A descrição dada por Paulo para a sociedade dos útimos dias (inclusive de cristãos) é assustadora. Afirma o apóstolo que os homens nesse tempo serão:


  • Egoístas, amantes de si mesmos;

  • Avarentos, loucos por ajuntar tesouros aqui na terra;

  • Jactanciosos, pessoas orgulhosas e soberbas;

  • Blasfemadores, proferindo insultos conscientes contra Deus;

  • Desobedientes aos pais, sem apreço pela figura da família nuclear;

  • Ingratos, sem reconhecer que a vida é uma dádiva de Deus;

  • Irreverentes, sem respeito pelas coisas sagradas;

  • Caluniadores, amaldiçoando e ofendendo pessoas;

  • Sem domínio de si, dominados por vícios e impulsos carnais;

  • Cruéis, sem piedade e sem misericórdia;

  • Inimigos do bem, incapazes de fazer o que é certo;

  • Traidores, pessoas sem lealdade;

  • Atrevidos, incapazes de respeitar limites pessoais;

  • Enfatuados, cheios de si mesmos;

  • Amigos dos prazeres, vivendo apenas para o próprio deleite;

  • Tendo forma de piedade, parecem cristãos, mas negam o poder de Deus.

Este retrato, ainda que se aplique muito bem à sociedade secularizada, também pode servir para demonstrar a vida que muitos cristãos tem vivido, sem temor de Deus, sem comprimisso ético com os valores de nossa fé, dividindo o coração entre Cristo e o mundo. Tempos trabalhosos.


timóteo, um exemplo de cristão sobrevivente


Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou! De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 2 Timóteo 3:10-12

Paulo elogia Timóteo porque este discípulo não se secularizou. Sua vida refletia não os valores depravados da sociedade sem Deus, mas aqueles que se espera de um servo de Cristo. O elogio que ele recebeu deve ser notado por todos aqueles que estão esforçando-se para sobreviver em meio a uma sociedade que dia após dia nega-se a render glória ao Deus Todo Poderoso!


  • Timóteo seguia "de perto" o ensino, não era apenas ouvinte, mas praticante da Palavra;

  • Ele também se espelhava na conduta de Paulo. O anseio do discípulo é ser parecido com Cristo e com outros cristãos piedosos;

  • Ele acompanha o propósito de Paulo. Assim como seu mestre, ele desejava honrar a Deus com sua vida, glorificando a Cristo sobre todas as coisas;

  • Ele procurava seguir a fé de Paulo, não a fé de sua própria cabeça. Todas as vezes que criamos "o nosso cristianismo" estaremos adorando outro Deus ao invés do revelado na Bíblia. Cuidado com a "fé própria";

  • Timóteo tinha a longanimidade de Paulo, sendo paciente com os débeis e fracos na fé, se esforçando para não perdê-los;

  • Ele procurava seguir o amor de Paulo, amor este demonstrado em uma vida consagrada a Deus e dedicada aos irmãos. Que sacríficios você está disposto a fazer por Deus e pela comunidade cristã?

  • Ele seguia o modelo de perseverança de Paulo, aceitando a vergonha da cruz, não ocultando o escândalo da mensagem graciosa do evangelho e suportando tudo pelos eleitos de Deus;

  • Ele esteve ao lado de Paulo em seu sofrimento. No fogo da provação, esta ovelha não abandonou o seu pastor.

Timóteo, verdadeiramente, era um cristão sobrevivente, que estava vencendo o secularismo do seu tempo!


o que fez timóteo vencer?


Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:14-17

O que habilitou Timóteo a conservar a fé e permanecer crente foi o seu apreço à Sagrada Escritura. Somos a geração de crentes que possui maior acesso a Bíblia, em suas diversas traduções e paráfrases, mas somos a geração menos conhecedora do evangelho. Isso tem levado milhares de cristãos a aceitar abertamente em suas vidas ideologias que ofendem os valores da fé e a dividirem sua cosmovisão entre a verdade da Escritura com outras filosofias pagãs que nos são apresentadas como "verdades alternativas".


Ao seu discípulo amado, Paulo afirma: "toda Escritura é inspirada por Deus", isto é, o conteúdo registrado nos livros que compõe a Bíblia Sagrada foram revelados por Deus, correspondem a verdade absoluta de nossa fé e devem ser a única fonte que compõe a nossa cosmovisão. Aqueles que se esmeram no estudo e conhecimento da Bíblia estarão sempre aptos e preparados para "toda boa obra", aquele tipo de vida que glorifica a Deus.


Conclusão


Precisamos de uma avaliação sincera de nossa fé e de que papel a Escritura possui na construção de nossos valores e da fé que professamos. A qualidade do nosso cristianismo sempre será proporcional à importância que dedicamos a Escritura em nossa vida. Enquanto formos negligentes com a Bíblia Sagrada e sua mensagem, viveremos um cristianismo medíocre e poderemos, sem perceber, sermos tragados pelo secularismo, transformando a igreja de Cristo em uma ONG piedosa.


Que Deus nos ajude!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR


Comentarios


bottom of page