top of page

ENOQUE - Sermão de 01/05/2022



E viveu Jerede cento e sessenta e dois anos, e gerou a Enoque. E viveu Jerede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Jerede novecentos e sessenta e dois anos, e morreu. E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém. E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. Gênesis 5:18-24


Introdução


Todos nós conhecemos pessoas que parecem ter uma vida "mais pertinho" com Deus. Seja no amor que demonstram, em sua consagração pessoal, na fé inabalável que possuem, no serviço abnegado, elas parecem ter uma intimidade com Deus diferente e contagiante. Isso acontece conosco no convívio com os irmãos e é narrado também na Escritura Sagrada.


A Bíblia é uma fonte inesgotável de revelação da natureza de Deus e de sua vontade. Em cada texto encontramos aquilo que Deus quis revelar para nosso crescimento espiritual e salvação. Cada texto é importante, cada registro deve ocupar nossos momentos de oração e devoção. Em Gênesis, temos diversos micro registros de personagens notáveis e suas histórias com Deus. Enoque é um deles, talvez um dos mais enigmáticos. Embora a Bíblia nos apresente três homens chamados de "Enoque" (o filho de Caim, o filho de Jarede e o filho de Rúben), hoje pretendo falar ao coração de vocês a respeito daquele Enoque que "andou com Deus".



Um homem chamado Enoque


Escondido na linhagem de Sete, Enoque é um personagem cuja história brilha em meio a genealogia ali apresentada. Em Gênesis 5, há uma espécie de padrão de escrita, onde é apresentado o nome de cada personagem, é dito com quantos anos ele teve seu primeiro filho e com quantos anos morreu. Contudo, no registro a respeito de Enoque, há uma singular diferença, um raio de esperança vivo, que convida a todos os seres humanos a andarem na presença de Deus.


Enoque era filho de Jarede, que o teve ao completar 162 anos. Diferente do pai, Enoque teve seu filho Matusalém com "apenas" 65 anos (algo peculiar nessa linhagem piedosa). Ele foi o sétimo depois de Adão (Jd 14). No texto bíblico, há uma importante afirmação a seu respeito, dizendo que ele "andou com Deus" (Gn 5.22,24). Essa caminhada com Deus parece ter sido iniciada quando seu filho nasceu, e ela foi persistente por longos 300 anos, até que algo inédito aconteceu: as portas do Seol não receberam Enoque, que foi trasladado diretamente à presença de Deus.


Isso foi confirmado no livro de Hebreus, que afirma que por causa de sua fé, ele foi trasladado para não ver a morte, porque alcançou o testemunho de que agradara a Deus. Sua caminhada de fé foi em um nível além da piedade. Ele não parecia agradar ao Criador, Ele o agradou de verdade e por isso Deus o tomou para si!


Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Hebreus 11:5

Nessa caminhada íntima com Deus, o próprio Senhor partilhou com ele visões espirituais do futuro. Há na literatura apocalíptica judaica escritos atribuídos à Enoque, contando a respeito de sonhos e visões que ele teve. Li uma parte do seu escrito mais conhecido e, embora ele não seja considerado canônico pela igreja, um único fragmento desse escrito foi selecionado pelo apóstolo Judas e incluído em sua epístola, o qual pode ser lido nos versos 14 e 15. Em suas palavras, Enoque profere juízo contra aqueles que vivem na impiedade e se levantam contra o conhecimento de Deus!


E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele. Judas 1:14,15


Um marco divisório


Há algo bastante decisivo na história de Enoque. No texto de Gênesis 5.22, uma tradução possível a partir do hebraico e contemplada em algumas de nossas traduções na lingua portuguesa, como a Almeida Corrigida e Fiel, afirma que a caminhada dele com Deus aconteceu depois do nascimento de seu filho. Vejamos:


E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. Gênesis 5:22

Por alguma razão, a chegada de Matusalém ao mundo "abalou" o mundo de Enoque, fazendo com que ele desse passos mais incisivos em sua busca pela presença de Deus. O significado do nome Matusalém é "sua morte trará o juízo". Acredito que Deus permitiu que Enoque contemplasse uma pequena amostra de Sua justa ira e indiganação para então afirmar melhor seus passos e desejar uma vida estreita com Ele.


Deus sabe qual isca utilizar quando deseja nos atrair à sua presença. Alguns de nós chegaram à fé após grandes frustrações, embates, pecados grosseiros e percas que não podem ser mensuradas. Nosso coração é mau e obstinado, nossos ouvidos surdos para as verdades do evangelho e na maior parte das vezes, é necessário que Deus atice nossos sentidos espirituais na escola da aflição para, então, darmos ouvidos à sua doce e santa voz!


Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. Oséias 2:14

Esses marcos divisórios em nossa vida são surpreendentes e inesquecíveis. Todo salvo em Cristo sabe, no íntimo, quando Deus o convida a uma caminhada mais firme ao lado dele. São memórias eternizadas em nossa mente para nos recordarmos de que servimos ao Senhor e a Ele haveremos de prestar contas! Essas lembranças aquecem nosso coração, incendeiam nossa devoção e nos levam a proclamar que somente no Senhor podemos encontrar verdadeira segurança e salvação!


Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos. Salmos 143:5

A chegada de Matusalém fez Enoque "andar com Deus". Qual o marco divisório em sua vida que te atraiu para chegar mais perto do Senhor?



Piedade e Intimidade


A maior parte dos comentaristas bíblicos entende que há uma gritante diferença entre "piedade" e "intimidade com Deus", algo que a Escritura chama carinhosamente de "Andar com Deus". Essas expressões não são muito usuais entre os evangélicos brasileiros, mas fazem parte da vida devocional reformada, por isso, é importante definir para que todos entendam.


Piedade, no entendimento bíblico e reformado, é a atitude correta do homem para com Deus. É uma atitude que inclui conhecimento verdadeiro, adoração sincera, fé salvadora, temor filial, submissão e amor reverentes. A piedade é o resultado da graça salvífica no coração, que nos revela a verdade de Deus e nos ensina a obedecê-la!


Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. 1 Timóteo 4:8

Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; Hebreus 12:28

Enoque era o sétimo depois de Adão e fazia parte de uma linhagem humana de homens piedosos, que invocavam a Deus (Gn 4.26). Mas ele deu um passo a mais em sua comunhão com o Criador, vivendo uma forma mais profunda de adoração e intimidade com Deus. Ele andou com o Senhor! Essa expressão é utilizada pouquíssimas vezes na Escritura, sendo que formalmente somente Noé teve testemunho de ter "andado com Deus" além de Enoque.


Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus. Gênesis 6:9

Contudo, outros personagens foram destacados no texto bíblico como possuídores dessa forma mais profunda de devoção. Algus poucos registros iluminam nossa alma a pensarmos que, sim, uma vida mais profunda com Deus é possível! Vejamos:


Disse-me, porém, o SENHOR: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não estaria a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face, e saiam. Jeremias 15:1

E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda. Êxodo 33:11


E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Tiago 2:23


E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 2 Reis 2:11


Essa busca mais profunda pela comunhão com Deus é a marca inicial dos verdadeiros avivamentos. Quando vejo a minha vida e a da minha geração, percebo que temos dificuldades imensas para podermos ser rotulados como "piedosos", biblicamente falando. Nossos cultos de adoração não são frequentados com regularidade, nossas reuniões de oração estão vazias, nossas escolas bíblicas não tem boa participação.


Falamos e cantamos sobre avivamento e no dia seguinte consultamos o horoscopo para sabermos como será nosso dia. Choramos ouvindo uma bela mensagem coach no domingo e depois consumimos cultura imoral ao longo da semana. Onde não existe piedade não haverá estímulo para que homens e mulheres andem com Deus. Podemos e devemos mudar isso!


A obra consumada por Cristo na cruz do Calvário teve como objetivo satisfazer a justiça de Deus, fazendo a propiciação de nossos pecados, para que homens e mulheres se tornassem amigos de Deus, mediante a reconciliação. Jesus suportou o castigo de nossos pecados para nos dar a mesma intimidade que Ele próprio, em sua humanidade, tinha com o Pai Celestial. O evangelho não é religião, é relacionamento e a igreja não é clube, é a família daqueles que creram e vivem pactualmente ao lado de Deus, pela fé, mediante o sacrifício de Cristo, gozando de profunda comunhão com o Criador e uns com os outros.


E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; 2 Coríntios 5:18

E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação. Romanos 5:11

Uma vez que a morte de Cristo na cruz nos reconciliou com Deus e a sua ressurreição nos justificou, podemos e devemos agora desejar uma vida profunda com Ele. Nestes últimos dias, tenho estado muito pensativo e reflexivo sobre isso, porque tenho consciência de que eu próprio, embora me esforce para viver uma vida piedosa, não tenho andado com Deus com a intensidade que poderia. A Escritura afirma claramente que podemos conhecer mais do Senhor quando diligentemente andarmos em Sua presença. Esse é o caminho que pretendo trilhar porque desejo sinceramente conhecer o caminho do crucificado!


Ele revelou seus caminhos a Moisés e, aos israelitas, seus feitos maravilhosos. Salmo 103.7


O caminho para andarmos com deus


Como vimos, à luz das promessas do evangelho, cada cristão, individualmente, é chamado para "andar com Deus". Devemos ambicionar viver uma vida profunda de comunhão com Cristo. Por isso, devemos seguir fielmente o caminho da piedade para, crescendo nela, aprendermos os caminhos misteriosos de Deus. Calvino definiu a piedade nos termos apresentados acima, os quais rememoro agora, para nosso bem. Portanto, ser piedoso, envolve:


1. Conhecimento verdadeiro, uma vez que sem compreendermos a "verdade" da Escritura, poderemos ser moralistas, mas não piedosos. Tem diferença. Moralismo é fazer o que é socialmente ou religiosamente aceito, porque "tem que ser assim". O conhecimento verdadeiro nos liberta da tentativa de querermos agradar aos outros para vivermos uma vida "para a glória de Deus", 1 Co 10.31. Enoque vivia entre pessoas que buscavam a Deus, mas Ele desejou ir além dos demais! Esse desejo pode estar em nosso coração também!


Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntios 10:31

2. Adoração sincera, baseada na revelação deixada por Deus, movida por um coração de carne, nascido de novo pelo poder de Deus. Eu me torno semelhante aquilo que eu adoro. Quando adoramos sinceramente o Deus verdadeiro, seremos santos como Ele É. Quando adoramos um falso deus criado a nossa imagem e semelhança, nos tornaremos impiedosos. Nem o pecado, nem o diabo, nem a família e nem a sociedade foram desculpas que Enoque poderia ter dado para interromper sua caminhada!


Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23

3. Fé salvadora, uma fé viva e exclusiva em Deus. O cristão não adora ídolos, nem instituições, nem políticos, nem ideologias, sua fé está colocada no Deus a quem invocamos, que se chama Pai, Filho e Espírito Santo. Enoque cria na promessa de salvação e firmado nela, andou pertinho de Deus. Você pode andar também!


Não terás outros deuses diante de mim. Êxodo 20:3

4. Temor filial, agora que somos filho de Deus, devemos viver como tais. Embora o caminho que nos leve a diminuir a distância de quem somos de fato daquilo que Deus já declarou a nosso respeito leve toda nossa vida, devemos nos esforçar diariamente para agradarmos a Deus, não para sermos salvos, mas porque somos salvos e queremos reverenciar nosso Salvador. Enoque quebrou os limites da piedade para "andar com Deus" como um filho chamado e perdoado!


Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. 1 João 3:1

5. Submissão e amor reverentes, como filhos, devemos sinceramente amar nosso Criador e nos submetermos a Ele em obediência vonlutária. O fracasso da religião é quando ela forma religiosos e não servos de orelha furada, que ficam na presença de Deus porque querem ficar e querem desfrutar da benção da Sua presença. Nosso amor por Deus deve ser verdadeiro, intenso, leal e sincero. Enoque perseguiu a glória de Deus por 300 anos. Quanto tempo de nossas vidas temos dedicado ao Senhor?


E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas. Deuteronômio 30:6


A igreja nas pisadas de enoque


A inspiradora jornada de Enoque deve estimular a nós, que somos a comunidade dos amigos de Deus, a buscarmos a mesma vida profunda que Ele buscou. Enoque viveu diante do juízo iminente do Senhor, e nós aguardamos ansiosos pela manifestação do Filho de Deus, que brevemente voltará para julgar os vivos e os mortos.


Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, 2 Timóteo 4:1

Assim como Deus tomou para si Enoque, a Escritura afirma também que os salvos serão publicamente retirados do mundo, para estarem para sempre na presença do Senhor. Essa é a bendita esperança da Igreja, a chegada de novos céus e nova terra, onde habita a justiça!


Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:16,17

Assim como Enoque obteve testemunho de pela fé ter agradado a Deus, a Escritura promete que todos aqueles que se arrependerem dos seus pecados e crerem em Jesus Cristo serão justificados e reconciliados com Deus. Nossa posição diante de Deus é obtida pela mesma fé que Enoque teve e ela é capaz de promover o mesmo resultado: nosso encontro com Deus, nos ares!


Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:1

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. 2 Pedro 3:9-13

Você não anseia estar na presença de Deus?



Conclusão


Assim como Enoque, nós também vivemos à realidade de um juízo iminente de Deus e como ele, somos convidados a seguir o caminho do crucificado, amando a Deus, amando o próximo e procurando glorificar ao Senhor em todas as coisas.


Ele conquistou na cruz a salvação ao povo que invoca o seu nome! Jesus foi mais que amigo de Deus, Ele foi o próprio Deus que deu a vida por seus inimigos. Na cruz do Calvário Ele suportou a ira santa divina, derramou cada gota do seu sangue em favor daqueles que serão salvos e agora nos chama para nos apropriarmos, pela fé, da salvação que Ele já conquistou. Por que você ousaria enfrentar a ira de Deus com todos os seus pecados se você pode se aproximar dEle mediante a justificação? Enoque decidiu agradar a Deus mediante a fé e esse é o apelo que faço a você nesse dia!


Abrace a graça de Cristo!


Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Romanos 8:1

Que Ele te abençoe!



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

2件のコメント


silva-filho123
2023年11月22日

Quanto mais leio a palavra de Deus minha felicidade aumentoz

いいね!

Ricardo Pereira
Ricardo Pereira
2022年11月22日

Paz do Senhor Jesus foi uma leitura agradavel muito bom mesmo que a graça do eterno Deus permaneça sobre vossa vida

いいね!
bottom of page